Participamos do

Saiba por onde anda Carlos Moreno: o ator de 1001 utilidades

O ator que deu vida ao personagem das campanhas da Bombril está investindo em seus trabalhos no teatro e trabalhando em campanhas regionais. Confira a entrevista de Carlos Moreno para o O POVO Online
17:45 | Out. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Quem não se lembra do homem de terno e gravata fiel à marca Bombril? Entre um programa de TV e outro, ele conversava com as famílias brasileiras para mostrar as vantagens dos produtos da empresa de uma forma bem íntima, como se estivesse cara a cara com o telespectador. Esse jeito tímido e ao mesmo tempo “de casa” fez tanto sucesso que tornou-se a campanha publicitária mais duradoura do mundo. Mesmo fora do ar, o comportamento inconfundível do garoto-propaganda da Bombril ainda é lembrado pelos brasileiros.


Quem deu vida ao personagem foi o ator paulista Carlos Moreno, 62 anos. Foram mais de 30 anos sendo o garoto-propaganda da Bombril. A princípio, nem ele nem os produtores da campanha imaginavam o sucesso da propaganda. O seu primeiro contrato com a empresa era temporário. O suficiente para a produção de quatro filmes.


“Surpreendeu todo mundo porque a primeira série teve 4 filmes e era para terminar por aí. E por conta do sucesso, o meu contrato foi renovado para um ano. E a campanha durou por mais de 30 anos. Começou em 1978 e o meu contrato com a Bombril terminou em 2016’’, disse Carlos Moreno para o portal O POVO Online.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

%2bLeia Mais: Jingle Pá-pé-pio completa 31 anos; relembre outros comerciais cearenses

Carlos Moreno foi convidado por um dos diretores da campanha para fazer o teste. O paulista disse que, por coincidência, o responsável pela seleção de atores estava na plateia de uma peça de teatro em que estava atuando. “Eu estava trabalhando em uma peça de teatro e uma das pessoas, que estava selecionando os atores, assistiu à peça. Foi aí que me convidou para fazer um teste na produtora. Na época, eu tinha 24 anos”, relembrou.


Antes mesmo de fazer o teste, a ideia do personagem dos comerciais da Bombril já estava formada. Seria um químico, que produz os produtos em laboratório, fazendo um papel de vendedor. “Ele (o personagem) tinha um profundo conhecimento do produto e tinha muito amor e orgulho da empresa. Você imagina uma pessoa que trabalha em um laboratório e tímido no lugar de um vendedor. Essa situação inadequada trouxe o humor à campanha”, explicou Carlos ao O POVO Online.


Segundo ele, a ideia do publicitário Washington Olivetto, responsável pela campanha, inovou a lógica da publicidade. “A propaganda quebrava os parâmetros da publicidade que só aparecia gente linda. E de repente, você ver uma pessoa normal que fazia uma comparação respeitosa com os produtos da concorrência. Mas o diferencial dos produtos era que o personagem havia feito”, ressaltou.

[VIDEO1]

Com o tempo, o químico que era tímido passou a ficar mais desinibido e já estava se sentindo “de casa” quando falava com as famílias brasileiras. Essa mudança ocorreu aos poucos, conforme a mudança de perspectiva que o público tinha do personagem. “Foi uma coisa que foi acontecendo gradativamente e de grande mérito de Washington Olivetto. Ele administrou a vida do personagem por toda a campanha, deixando-o mais contemporâneo e mais íntimo do público”.


E graças a essas mudanças, o personagem ganhou “vida própria” ao ponto de ter a liberdade de interpretar artistas ou outros personagens. “Ele tinha uma vida própria que permitia interpretar outros personagens e sempre acompanhou os principais acontecimentos na mídia. Foi uma época que a gente fazia uma foto por semana para principais revistas de grande circulação”, explicou ao O POVO Online.


Ao perguntar se a campanha contribuiu para que as pessoas associassem a palha de aço à marca Bombril, Carlos Moreno comentou que a ideia do comercial visava estender essa ligação para os outros produtos da empresa.

[FOTO2]

Benefícios

Durante todos esses anos sendo o garoto-propaganda da Bombril, Carlos conseguiu arrecadar um bom dinheiro para poder ter uma vida tranquila e para investir em trabalhos no teatro. Em 2014, o ator produziu um musical junto com amigos que homenageia grandes personalidades da música brasileira: Benedito Lacerda, Billy Blanco, Dorival Caymmi, Carlos Gardel e Edith Piaf. “Florilégio foi lançado em 2014 na cidade de São Paulo e, em 2015, passou por várias cidades do interior paulista”, contou ao O POVO Online.

Além disso, a sua participação na campanha da Bombril deu maior reconhecimento como ator. Mesmo com um contrato assinado com a empresa, Carlos continuou com seus trabalhos no teatro e também na televisão. Em 1989, o paulista fez parte do elenco da série infantil Castelo Rá-Tim-Bum, interpretando “Euclides”.

“Ainda abre porta porque ainda tenho trabalhos em campanhas publicitárias em outras empresas, mas em abrangência regional”. E o público também demonstra admiração pelo trabalho de Carlos: “Eu sempre sou abordado de uma maneira agradável, respeitosa e fico feliz em tirar fotos com as pessoas. É um sinal de reconhecimento do meu trabalho”, conclui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente