Participamos do

Dentista doa prótese e realiza sonho de criança que não tinha os dentes superiores

"Era uma criança extremamente carente e não comunicava com os colegas de sua sala", disse ao O POVO Online a dentista Amanda Mattos, que deu um novo sorriso ao pequeno Ryan, de 6 anos
21:16 | Out. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Uma criança de uma escola pública do município de Guajeru, interior da Bahia, teve seu sonho realizado dois dias depois do Dia das Crianças. Ryan, que tem seis anos, não possuía os dentes da arcada superior. Ao ver a sua situação durante uma consulta no Programa Saúde na Escola (PSE), a dentista Amanda Mattos resolveu ajudar o garoto que sonhava em ter um sorriso igual a de seus colegas.


Como o atendimento foi realizado próximo a escola, Amanda disse que nunca tinha visto um caso parecido e resolveu ajudá-lo. Então, pediu para que a professora entrasse em contato com a mãe de Ryan para encaminhá-lo ao consultório do Programa Saúde da Família (PSF),um posto de saúde que realiza atendimentos em vários segmentos da saúde.

A dentista disse ao O POVO Online que o garoto era tímido na escola por se sentir excluído pela falta de dentes. "Era uma criança extremamente carente e não comunicava com os colegas de sua sala”, comentou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

%2bLeia Mais: Onde conseguir atendimento odontológico de urgência em Fortaleza

Amanda também explicou que a criança teve cárie precoce aos três anos que comprometeu tanto a arcada superior quanto a inferior. Segundo ela, os dentes inferiores estão quase todos comprometidos por conta da doença.”A gente fez uma radiografia panorâmica e constatamos ausência de vários dentes permanentes tanto na arcada superior quanto na inferior”, disse.

Agora com a prótese, Ryan vai ser acompanhado por Amanda para a troca da prótese conforme o seu crescimento. “O acompanhamento é necessário porque ele ainda é uma criança para fazer a troca de prótese que depende da cronologia de erupção dos dentes (crescimento dos dentes)”, explicou ao O POVO Online.

%2bLeia Mais: Projeto reconstrói sorrisos de vítimas de violência doméstica

Ao perguntar sobre a repercussão da publicação, Amanda não esperava o reconhecimento nacional de sua atitude, pois sempre costuma compartilhar alguns momentos importantes, como esse, no Facebook. “Eu sempre faço essas publicações para os meus amigos e fazer essa ação foi algo extremamente gratificante não só profissional quanto pessoal", comentou.

A prótese, entregue na última sexta-feira, 14, não trouxe apenas um sorriso igual a dos seus colegas para o Ryan, mas também lhe deu o convívio social. ”Quando levantou da cadeira, ele chorou e comoveu a todos do consultório. Ele não queria só a prótese. Devolver os dentes foi devolver o seu convívio social”, ressaltou ao O POVO Online.

Segundo Amanda, os pais devem ficar atentos com a saúde bucal das crianças para evitar o surgimento de cáries. Ela orienta que os pais eduque os filhos a escovarem os dentes no mínimo três vezes por dia, reduza a quantidade açúcar e carboidratos na alimentação e a visita periódica ao dentista a cada seis meses

[VIDEO1]

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente