Ir para a página sobre a Publicidade
Capa O POVO

O POVO Digital

Leia aqui

O POVO Online

RSS - Noticias em Tempo Real

Saiba mais »

Negócios

ESTATÍSTICA

Dieese: 85,8% dos acordos salariais obtêm INPC

Entre janeiro e junho, 85,8% de 309 acordos salariais conquistaram reajustes pelo menos iguais à inflação


04 Set 2008 - 17h16min

A+ A- Mudar tamanho

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) informou que no primeiro semestre deste ano 85,8% dos 309 acordos salariais com data-base entre janeiro e junho conquistaram reajustes pelo menos iguais à inflação apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do IBGE. De acordo com a instituição, este nível ficou abaixo do registrado no mesmo período dos dois últimos anos - 96,5% dos acordos em 2006 e 96,5% em 2007. O nível de aumentos semelhantes à variação do INPC subiu de 10% no ano passado para 12% em 2008. Segundo a entidade, as negociações salariais apuradas de janeiro a junho de 2008 agregaram ganhos reais aos trabalhadores em 73,5% dos acordos, marca inferior aos 84,4% definidos no primeiro semestre de 2006 e 87,1% no ano passado.

De acordo com o Dieese, no primeiro semestre de 2008, a indústria e o comércio exibiram a maior concentração de reajustes salariais acima da inflação. A entidade relatou que pelo menos 80% das negociações de cada segmento produtivo apresentaram aumentos reais. Nos serviços, os reajustes que superaram a inflação atingiram 64% dos acordos avaliados. Ao ser levado em consideração também os acordos que ficaram iguais ao nível registrado pelo INPC, esse número subiu para 84% para os firmados junto a empresas do setor de comércio e 91% para as indústrias.

Agência Estado

Dê sua nota clicando nas estrelas

Espaço dos leitores:

Comentar esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Sua cidade:

Comentário:

Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles, podem ser passíveis de sansões legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.

Botao para a página sobre a Publicidade

Indique esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome do destinatário:

E-mail do destinatário:

Ir para a página sobre a Publicidade

Charge

Ir para a página sobre a Publicidade

© 2008 O POVO - Todos os direitos reservados