Logo O POVO+
Pra vai selecionar bandas de música do interior para tocar na Capital
Vida & Arte

Pra vai selecionar bandas de música do interior para tocar na Capital

Com lançamento amanhã, 10, no Centro Cultural Dragão do Mar, o projeto Pra Ver a Banda vai selecionar bandas de música sediadas em municípios cearenses para temporada de apresentações em equipamentos culturais de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Alinhar todos os músicos é o primeiro desafio. Postos todos em ordem, cabe ao maestro comandar o grupo e não deixar ninguém sair do tom. Quem vê a sincronicidade das bandas de música não imagina o trabalho minucioso e exaustivo até ombrear cada um dos componentes. O resultado vai além da música. A dedicação, a disciplina e a fruição estão entre os benefícios apontados por regentes de bandas cearenses. Neste domingo, 10, renasce um programa que oportuniza difusão e formação de plateia para as bandas de música do Estado.


No lançamento do Pra Ver a Banda - projeto da Secretaria da Cultura do Estado que selecionará 13 grupos para temporada de apresentações em equipamentos culturais da Capital - haverá participação de dez bandas convidadas. É o caso da Banda de Música de Chorozinho. Na cidade distante 40 quilômetros de Fortaleza, já houve pompa para as apresentações. Nos últimos anos, o projeto acabou desativado. Mas bastou o interesse do poder público municipal para que 28 crianças e adolescentes voltassem a se encantar por trompetes, bumbos, saxofones, tubas e trombones.

[SAIBAMAIS]

Márcio Almeida é o maestro. Ele entrou no projeto aos dez anos e repetiu a história de tantas crianças artistas: especializou-se na arte até tornar-se professor. “Faço parte de uma geração antiga, entrei quase dez anos após a banda ser fundada, em 1998. Comecei como aluno da escolinha, fui aprender teoria musical, lidar com os instrumentos”, conta. Márcio também assistiu ao declínio da Banda de Música de Chorozinho. Agora, ele diz estar “de alma lavada”. “Digo que é um sentimento de satisfação. A banda atende alunos da rede pública com mais de dez anos. E temos também alunos mais velhos, que tocavam antes e quiseram voltar”. A estreia da nova fase aconteceu durante as comemorações municipais pelo sete de setembro.


“E a segunda vai ser no Dragão do Mar. Vai dar projeção para eles entenderem que é algo sério, que é maior. Faço questão que eles estejam presentes entre as principais bandas do Estado. Participando de um movimento de revitalização das bandas do Estado. Isso é fundamental”, diz Márcio Almeida. Além do Dragão do Mar, os grupos selecionados pelo Pra Ver a Banda farão temporada de apresentações também no Theatro José de Alencar e no Cineteatro São Luiz.

[QUOTE1]

Uma das participantes, a Orquestra de Sopros de Pindoretama nunca passou por período de menor atuação. A trajetória inclui apresentações na Alemanha e na Noruega, mais de 600 concertos e formação musical de centenas de crianças e adolescentes. “Eu fui aluno da primeira turma e me tornei maestro há dez anos. Minha formação foi toda para e com a banda. Fiz cursos e capacitações, curso graduação em Música, me profissionalizei”, conta Adriano Araújo Martins, atual regente do grupo.

 

SERVIÇO

 

Lançamento Projeto

Pra ver a banda

Quando: domingo, 10, às 18 horas

Onde: Palco Rogaciano Leite Filho (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)

Gratuito.

[FOTO2] 

SAIBA MAIS

 

Pra Ver a Banda

O projeto fará credenciamento e seleção de bandas de música para compor a programação de equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará. Serão chamados, no mínimo, 13 grupos sediados em municípios cearenses para concertos no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Theatro José de Alencar e no Cineteatro São Luiz. Amanhã, 10, uma programação especial com dez bandas convidadas vai lançar o projeto e divulgar informações sobre a convocatória. Os concertos acontecem ainda em 2017. Além disso, está sendo realizado cadastro de todas as bandas de música do Estado - com dados sobre integrantes e instrumentos. O levantamento completo ficará pronto no fim deste ano, segundo informações da Secult. O Pra Ver a Banda foi criado em 1996 e funcionou até 2014, com cerca de 20 apresentações anuais. O projeto retorna em 2017 para atender às metas 17 e 20 do Plano Estadual da Cultura, documento que norteia as ações do Estado. As atividades integram as políticas do Sistema Estadual de Bandas de Música (Sebam).

 

O que você achou desse conteúdo?