Logo O POVO+
V&A celebra o Dia da Fotografia com ensaio de fotógrafos do O POVO
Vida & Arte

V&A celebra o Dia da Fotografia com ensaio de fotógrafos do O POVO

Fotografias são arquivos que eternizam instantes. O V&A celebra este Dia Mundial da Fotografia reunindo momentos felizes a partir do olhar dos fotógrafos do O POVO. Na Cidade, vários eventos vão comemorar a data
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Apresentada por Louis Daguerre em 19 de agosto de 1839, na França, a fotografia mudou o mundo e os nossos afetos. Nesses 178 anos, “na fotografia, estamos felizes”, do daguerreótipo às selfies. Os versos de Anos Dourados, escritos por Chico Buarque, na melodia de Tom Jobim, apontam a promessa de eternidade em cada imagem: mesmo separados, os amantes seguem felizes no retrato. Vivemos o efêmero, mas nos apegamos ao fio do instante para sonhar com o “para sempre”. Para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, cada fotógrafo do O POVO selecionou uma imagem que conversa com a canção. Entre as milhares de escolhas possíveis, as que estampam estas páginas saem de gavetas para serem vistas por olhos novos. Há nascimento, dia de praia, mãos dadas, beijos, sorrisos, sertão e amores que atravessam cada clique. É um convite para que leitores passeiem também por seus arquivos, em caixinhas esquecidas, álbuns ou mesmo na timeline.


Para dar continuidade às celebrações, selecionamos uma série de atividades gratuitas em Fortaleza que se dedicam a essa data. O dia já começa com um passeio fotográfico em homenagem a Chico Albuquerque, no ano em que se comemora o centenário do nascimento do fotógrafo cearense. O encontro será às 8 horas, no Mercado dos Peixes, na Praia do Mucuripe, eternizada nas fotografias de Seu Chico. Os fotógrafos Gentil Barreira, Falcão Jr. e Celso Oliveira, que conviveram com o mestre, conduzem a atividade. Em seguida, às 10 horas, será inaugurada a exposição Varal Fotográfico do Centro, de Celso Oliveira, na Biblioteca Pública Estação, no Centro.

[QUOTE1]

No Museu da Fotografia, a entrada será gratuita, entre 12h e 17 horas. Além das exposições com fotografias do acervo de Silvio e Paula Frota, o visitante poderá assistir à palestra “Fotografia, encontro e relações de trocas simbólicas”, com o fotógrafo paraense Alexandre Sequeira, às 14 horas.


A partir de 16 horas, na Praça dos Leões, ocorre a Foto Festa - Todo mundo junto e misturado, organizada por diversas entidades e pessoas que atuam no campo fotográfico durante o ano. Beto Skeff, um dos organizadores do evento e diretor do Instituto da Fotografia, diz que “Fortaleza é uma referência nacional, tanto pelos fotógrafos daqui, como pelos equipamentos que divulgam essa arte. Comemorar o Dia Mundial da Fotografia é ratificar a importância desse instrumento artístico e reforçar a cultura visual na Cidade, gerando novos adeptos e se perpetuando”.


Haverá também exposição de fotos em um varal coletivo. Para participar, basta levar uma foto impressa, que poderá ser trocada pela de outro participante. O evento conta ainda com performance e música ao vivo, com a presença dos DJs do projeto Sapoti Soundz e da banda Plastique Noir. A tradicional Feira da Fotografia também ocupará a praça. O evento é gratuito.

 

SERVIÇO


Fotopasseio no Mucuripe

Quando: hoje, 19, às 8 horas

Onde: Mercado dos Peixes

Gratuito

Exposição “Varal Fotográfico do Centro”, de Celso Oliveira

Quando: hoje, às 10 horas

Onde: Biblioteca Pública Espaço Estação - Rua 24 de Maio, 60


Museu da Fotografia Fortaleza

Quando: hoje, de 12h às 17h

Onde: Rua Frederico Borges, 545

Gratuito

Foto Festa -Todo mundo junto e misturado

Quando: hoje, a partir de 16h

Onde: Praça do Leões - Centro

Gratuito
O que você achou desse conteúdo?