Logo O POVO+
Projeto Afrontamento promove oficina no Cena 15
Vida & Arte

Projeto Afrontamento promove oficina no Cena 15

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Mineiro radicado na Bahia, o bailarino e performer Luiz de Abreu realiza oficina – ou “vivência”, como ele prefere chamar – amanhã, das 9h às 13 horas, no Cena 15, na Praia de Iracema. Expoente da dança contemporânea, Luiz vem a Fortaleza para atuar como tutor do projeto Afrontamento, selecionado para o Laboratório de Dança 2017 do Porto Iracema das Artes. A atividade formativa é gratuita e aberta ao público.


“Os artistas do Afrontamento também trabalham a partir da experiência de ser negro no mundo, então, a gente parte daí para discutir questões artísticas e sociais”, detalha Luiz. O projeto é formado por Wellington Gadelha (dança), Darwin Marinho (audiovisual) e Aline Furtado (fotografia). “A gente vai trabalhar (na oficina) a partir do ponto de vista do atravessamento das várias linguagens e quer compartilhar com o pessoal da música, artes visuais, teatro”, diz.


“Chegamos até o Luiz num processo de pesquisa para conhecer artistas negros dentro da dança. São poucos negros na arte contemporânea”, aponta Wellington, que optou por abrir a atividade formativa com Luiz para além dos muros do laboratório formativo do Porto. “A gente quer envolver a Cidade para pensar questões como essa do negro na arte contemporânea”.


Segundo Aline, a proposta do projeto (e consequentemente da oficina) é ser mais do que um produto cultural. “Não é só uma proposta artística, é nossa arte em trajetória, passando pelo estado de vivência de cada um de nós. A gente está nesse espaço institucionalizado e quer favorecer com que mais pessoas negras possam participar dentro da Escola”, completa.  (Renato Abê) 

 

Serviço

 

Oficina - Projeto Afrontamento

Quando: amanhã, 11, de 9h às 13h

Onde: Cena 15 (Rua José Avelino, 495 - Praia de Iracema)

Inscrições gratuitas, por ordem de chegada

O que você achou desse conteúdo?