Logo O POVO+
Periferia vira centro das atenções em mostra de cinema
Vida & Arte

Periferia vira centro das atenções em mostra de cinema

Mostra Itinerante de Cinema Livre começa hoje trazendo perspectivas periféricas no audiovisual
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Articulada, complexa, múltipla. É para essas características que o Coletivo Entre Olhos quer chamar a atenção quando o assunto em pauta é a periferia. A partir de hoje, 26, o grupo promove mais uma edição da Mostra Itinerante de Cinema Livre: Perspectivas Periféricas (MILC), evento que defende a pluralidade e a representatividade na produção audiovisual e dá protagonismo às obras e autores da periferia. A programação ocorre na Barra do Ceará, se dividindo entre o Cineclube do Cuca Barra (Av. Presidente Castelo Branco, 6417), a Praça Santiago (rua José Roberto Sáles, 783), a Vila do Mar (rua José Roberto Sáles, 63) e o Instituto Lourdes Viana (rua Senador Robert Kennedy, 58).


O coletivo foi formado há quatro anos, em 2013, por “uma galera que circulava pelas periferias da Regional 3”, como Jóquei Clube, Planalto Pici e Henrique Jorge, e que tinha “uma relação afetiva com a produção artística”, explica Erick Sousa, membro do grupo e um dos coordenadores da mostra de cinema. Mesmo com diversas formações desde sua criação, a ação do Entre Olhos seguiu voltada para o audiovisual, a literatura e a fotografia, com realização de cineclube, projetos de fotografia e também produção cinematográfica. A primeira edição da MILC aconteceu 2015, com uma itinerância que exibiu filmes na Capital e também em cidades do interior como Limoeiro do Norte e Russas.

[QUOTE1]

Para além da produção própria, o coletivo promove a mostra com a intenção de proporcionar espaço para as produções de outros sujeitos da periferia. “Nosso interesse é nas pessoas que também fazem processos artísticos de forma independente e em fazer essas obras circularem, estarem em pauta”, afirma Erick. A partir de chamada pública, o coletivo recebeu quase 30 filmes de todo o País. “O intuito era inserir o máximo de realizadores que a gente conseguisse, pensando justamente em ressaltar a produção periférica tanto em termos de temática quando de produção, como realizadores de baixo
orçamento”, segue.


Foram selecionados para o evento 20 filmes de vários estados brasileiros. Entre eles, está o longa documental cearense Do Outro Lado do Atlântico, que abre a mostra hoje, às 18 horas, no Cineclube do Cuca Barra. A diretora do longa, Daniele Ellery, participará de debate com o público após a exibição. Constam ainda na lista de selecionados, por exemplo, o curta A Lenda Cotidiana, dirigido por Bárbara Moura e Sousa de Sousa (selecionado para a Mostra Olhar do Ceará do 27º Cine Ceará) e Memórias do subsolo ou o homem que cavou até encontrar uma redoma, de Felipe Camilo (que também foi selecionado para o Cine Ceará, mas na competição geral de curtas).

[FOTO2]

Além da programação de filmes, o Coletivo Entre Olhos também está realizando desde segunda, 24, uma ação formativa em audiovisual voltada para um público de 10 a 29 anos, que segue até a sexta, 28.


“A mostra traz representatividade para sujeitos que estão historicamente deslocados. Vemos uma cultura visual sobre a periferia que é anacrônica, que a coloca como local de violência, pobreza”, aponta Erick. “Queremos trazer um processo de humanização dos sujeitos. Não é compreender a periferia como o melhor lugar da Cidade, mas é também não a entender pelos arquétipos e narrativas postos pela grande mídia, pela televisão. A ideia é mostrar que a periferia também é complexa. Está cheia de propostas, pessoas, pulsa diferentes redes e circuitos. A periferia também é um centro, de produção, de articulação”, defende.


SERVIÇO

 

MILC

Quando: de 26 a 28 de julho e de 2 a 4 de agosto, sempre às 18 horas

Onde: Cuca Barra,Praça Santiago, Vila do Mar e Instituto Lourdes Viana

Informações: goo.gl/4aQzJE

 

O que você achou desse conteúdo?