Logo O POVO+
Coletivo PernAlta apresenta Piotofatto em Fortaleza
Vida & Arte

Coletivo PernAlta apresenta Piotofatto em Fortaleza

Coletivo PernAlta, do Rio de Janeiro, traz para a Caixa Cultural Fortaleza o espetáculo Piatofatto, em que o púbico escolhe numcardápio os números que compõem a apresentação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O cliente, ou melhor, a plateia decide escolher um ‘spaghetti ao molho de banana’ dentre as muitas opções do menu. A partir daí, um número circense com cordas e malabares ao som de um acordeão se desenvolve. Essa é uma das possibilidades que o espetáculo circense-teatral Piatofatto, do Coletivo PernAlta, oferece ao público durante as apresentações que começam hoje na Caixa Cultural.

A peça, que é definida como um ‘banquete cômico’, é uma dramaturgia desconstruída, e envolve tanto crianças quanto adultos, explica Guilherme Stutz, produtor e um dos atores do espetáculo.

Através do cardápio, o público escolhe um prato, que corresponde a uma cena onde os 7 atores interagem e mostram números de circo, teatro, música e dança. “Temos uma entrada e depois o público escolhe a ordem dos pratos. O mais legal é que uma apresentação nunca é duas vezes igual”, comenta.

O espetáculo foi originalmente criado para a Feira Gastronômica de Paraty 2015, e é baseado em todo o universo da alta gastronomia moderna. “Os programas de culinária estão muito em alta, temos vários. E tem os chefs, cada um de um lugar diferente, com receitas super sofisticadas”, comenta o artista.

O nome da peça, Piatofatto, significa ‘prato feito’ e vem do italiano, sendo também uma forma de remeter a essa mistura de culturas na gastronomia. “O chef da peça tem um sotaque que não dá para definir muito bem”, conta o ator aos risos. Há então uma mistura de francês, espanhol, inglês e algumas línguas que não existem. O espetáculo é todo encenado em cima de pernas de pau.

Oficina

O Coletivo PernAlta existe há 5 anos e nasceu da Oficina Pernas Voadoras, criada em parceria com a Orquestra Voadora, no Rio de Janeiro. O grupo estuda processos criativos a partir de técnicas de equilíbrio em pernas de pau e desenvolve aulas que mesclam elementos da cultura popular brasileira em intervenções musicais e teatrais.

Após as apresentações, o grupo realiza a “Oficina de iniciação à linguagem de Pernas de pau e investigações de suas possibilidades”, com uso de equipamentos especialmente confeccionados para iniciantes e iniciados que já conhecem o equipamento. “A gente sempre desenvolveu esse trabalho de ensinar as pessoas a andarem na perna de pau e amadurecerem essa linguagem. Temos um carinho enorme e passar esse aprendizado diz muito a respeito do nosso trabalho”, completa Guilherme.


SERVIÇO

Piatofatto

Quando: 21 a 23, e 21 a 30 de julho, às 16 horas

Onde: Caixa Cultural (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema).

Entrada franca.

Outras informações: (85) 3453 2770

O que você achou desse conteúdo?