Logo O POVO+
V&A trará cobertura da Mostra de Cinema de Ouro Preto
Vida & Arte

V&A trará cobertura da Mostra de Cinema de Ouro Preto

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Neste final de junho, Minas Gerais recebe a 12ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto, evento que ocorre na cidade histórica mineira e reúne discussões sobre a produção audiovisual brasileira a partir de diferentes pontos de vista. “O recorte do evento é histórico, lidando com três linhas: a história em si, a preservação e a educação”, explica Francis Vogner, curador da mostra histórica da CineOP — cada uma das “linhas” tem uma curadoria diferente que, juntas, formam uma programação descrita por Francis como “um estudo de caso da temática de cada ano”. Com o tema Quem Conta a História no Cinema Brasileiro?, a 12ª edição da mostra se debruça sobre o espaço da diversidade de vozes e olhares no cinema nacional. Dentre os homenageados, estão o pesquisador e colecionador Antônio Leão, a montadora e produtora Cristina Amaral e o projeto Vídeo nas Aldeias, de formação em audiovisual para indígenas.


A CineOP exibirá, ao todo, 76 filmes voltados às três linhas. Além disso, a mostra ainda acolhe o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: IX Fórum da Rede Kino. O evento começou no último dia 21 com uma série de oficinas e teve ontem, 22, abertura oficial com sessão do filme Desarquivando Alice Gonzaga, de Betse de Paula; a programação ampla começa hoje e segue até a segunda-feira, 26.


Além de se fazer presente nos filmes e encontros marcados, o “estudo de caso” do tema deste ano aparece também a partir de uma série de debates e seminários. Ainda dentro da programação da CineOP, a cidade irá receber cortejos artísticos e apresentações culturais em cada noite do festival — hoje, na chamada Noite MPB Marginália, o destaque é a presença do bloco de carnaval Volta Belchior, que homenageia o compositor e cantor cearense falecido no final de abril.


Convidado pela organização do festival, o Vida & Arte estará presente na Mostra de Cinema de Ouro Preto e trará a cobertura do evento não somente nas páginas do caderno impresso, mas também no Canal Vida & Arte do O POVO Online e nas redes sociais do O POVO.


O POVO online


Para ter acesso a cobertura da 12ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, acesse o Canal Vida & Arte:

www.opovo.com.br/vidaearte/

 

O que você achou desse conteúdo?