Logo O POVO+
Telinha cheia de novidades
Vida & Arte

Telinha cheia de novidades

A partir de hoje, a emissora passa a exibir séries nacionais para o público infantil e adulto. Duas animações cearenses estão entre os destaques da programação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A TV O POVO recebe a partir dessa semana uma série de novidades na grade de programação. A partir de linhas de financiamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav), da Agência Nacional do Cinema (Ancine), produtoras independentes de todo o País selecionadas por editais regionais tiveram a oportunidade de realizar uma variedade de séries para serem exibidas em TVs públicas. A TV O POVO, como emissora educativa, tem acesso a este acervo diverso e de qualidade, que conta com trabalhos em animação, documentário e ficção.

Entre as novidades, estreia amanhã, a partir das 11h30min, a série cearense Um Conto em Cada Ponto.

[QUOTE1]

Animação para crianças de 4 a 6 anos, a série é uma iniciativa da Tusche Produções e da Corte Seco Filmes e foi criada pelos realizadores Telmo Carvalho e Mariana Medina. O projeto da obra veio a partir do edital da linha de financiamento do Prodav 09, específica para produtoras independentes do Nordeste. Telmo explica que a experiência deste edital foi inédita, já que suas produções anteriores eram de caráter autoral e em formato de curta. “É muito novo para a gente. Uma série envolve mais coisas, tem o diferencial de ser para a televisão, ter um público-alvo. É diferente”, explica.

[SAIBAMAIS]

A própria temática da série, lendas brasileiras, já estava prevista por edital. No entanto, a opção da equipe foi trazer à tona lendas desconhecidas. Os protagonistas de Um Conto Em Cada Ponto são o professor Martim e seu cachorrinho Saci. A cada episódio, o professor recebe um desenho diferente, que faz referência a uma lenda, feito por alguma criança do País. O professor cola o desenho em um livro mágico que possui e, então, as lendas são narradas por Alice, uma menina que mora na publicação. “Temos lendas do Quixadá ao Rio Grande do Sul. Em cada episódio, há uma divisão que prevê dois minutos para a introdução, quando o professor recebe o desenho, e três minutos para contar a lenda”, explica o realizador. “Para a primeira parte, usamos técnicas tradicionais de animação 2D, enquanto que, para as lendas, convidamos diretores de diferentes estilos para contá-las. É uma mistura de técnicas que foram harmonizadas. Temos do recorte ao stop-motion”, ilustra. Entre os convidados, estão até artistas plásticos e ilustradores, como Luci Sacoleira e Daniel Chastinet.


A série, segundo Telmo, está sendo bem recebida pelo mercado e pelo público. Na última terça-feira, 20, um projeto do Cineteatro São Luiz recebeu mil crianças que assistiram aos episódios. O animador conta também que, além da TV O POVO, mais de 120 emissoras públicas exibirão o produto. Ele ainda adianta que uma nova temporada já está sendo pensada e existe também o projeto de um longa no mesmo universo. Outro plano é levar Um Conto Em Cada Ponto para o mercado internacional. “Estamos vendo essa possibilidade. É importante divulgar esse trabalho que é quase 100% cearense. A única coisa que não foi possível fazer aqui foi a audiodescrição. Hoje tem estúdio para trabalhar animação e sonoplastia no Ceará. É um material de qualidade feito por cearenses”.


“Iniciativas assim são importantes para o nosso fortalecimento, e vieram juntas, por exemplo, da criação do Fórum do Cinema de Animação Cearense. Esse fórum escreveu uma carta ao secretário da Cultura (do Estado, Fabiano Piúba) colocando que o Ceará seguia sem produção de longa de animação”, aponta Telmo, que completa: “depois disso, quando foi aberto o Edital de Cinema e Vídeo, havia a previsão de dois longas, quatro curtas e duas séries de animação. Isso vai dar um salto tremendo na produção local. Apesar da crise instalada no País, o audiovisual e a animação crescem”. (João Gabriel Tréz / joaogabriel@opovo.com.br)

 

NOVIDADES DA PROGRAMAÇÃO


Junho

 

O Nó do Diabo

5 episódios, adulto
Quando: de hoje, 26, até sexta, 30, às 20h30min


Um Conto em cada ponto

13 episódios, infantil

Quando: de amanhã, 27, até sexta, 30, às 11h30min


Julho e agosto


Astrobaldo

13 episódios, infantil

Quando: de 4 a 7 de julho e de 11 a 13 de julho, às 11h30min


O colorido mundo de Dalton

13 episódios, infantil

Quando: 13, 14, 18, 19, 20, 21 e 25 de julho, às 11h30min


Um filme de cinema

13 episódios, infantil

Quando: de 26 a 28 de julho e de 1º a 4 de agosto, às 11h30min


O mundo da gente

13 episódios, infantil

Quando: 4, 8, 9, 10, 11, 15 e 16 de agosto, às 11h30min


A bicicleta da Vovô

13 episódios, infantil

Quando: 17, 18, 22, 23, 24, 25 e 29 de agosto, às 11h30min


Mauani, o Silêncio de Maria

5 episódios, adulto

Quando: de 3 a 7 de julho, às 20h30min


Cidade invisível

5 episódios, adulto

Quando: de 10 a 14 de julho, às 20h30min


África da Sorte

5 episódios, adulto

Quando: de 17 a 21 de julho, às 20h30min


Axogun

5 episódios, adulto

Quando: de 24 a 28 de julho, às 20h30min


Rarefeito

5 episódios, adulto

Quando: de 31 de julho a 4 de agosto, às 20h30min


Travessia de Olhares

1 episódio, adulto

Quando: 4 de julho, às 22h15min


Meu corpo é político

1 episódio, adulto

Quando:11 de julho, às 22h15min


A cara do mundo

1 episódio, adulto

Quando: 18 de julho, às 22h15min

O que você achou desse conteúdo?