Logo O POVO+
Maratona de dança reúne 2.604 bailarinos em Fortaleza
Vida & Arte

Maratona de dança reúne 2.604 bailarinos em Fortaleza

Com abertura hoje somente para convidados, 17ª edição do Fendafor reúne, até o dia 8 de julho, grupos e companhias do Ceará e de outros estados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
A 17ª edição do Fendafor - Festival Internacional de Dança de Fortaleza acontece, a partir de hoje, 27, já tendo motivos de sobra para comemorar. “O evento começou pequeno, e agora teremos uma programação com 12 dias e atingimos todos os recordes de inscrições, tanto da Mostra Competitiva, quanto para a Mostra de Dança”, afirmou Janne Ruth, coreógrafa e responsável pela direção geral.

Com a participação de 212 grupos e companhias do Ceará, 14 dos demais estados do País, além de três do exterior (num total de 2.604 bailarinos e 32 convidados), o 17º Fendafor terá sua abertura logo mais, às 18h30min, no palco principal do Theatro José de Alencar (Centro). Somente para convidados, o público poderá conferir a estreia do novo espetáculo da Bcad Cia. de Dança - Bailarinos de Cristo, Amor e Doações, intitulado O Quinze - A Escassez da Alma.


“O espetáculo tem como base o primeiro romance da Rachel de Queiroz, escrito em 1930, em que ela relata a seca de 1915. Então nós fizemos uma pesquisa aprofundada a respeito dos currais e campos de concentração que existiram aqui; Quixadá e Senador Pompeu ainda existem os vestígios dessa época. E a gente fala disso tudo, mas de uma forma moderna, poética”, adiantou Janne Ruth, que contará com 12 bailarinos em cena e coreografia assinada pelo carioca Gleidson Vigne, diretor da Nimo Cia. de Dança do Rio de Janeiro.

[FOTO2]

Além da Mostra Competitiva no palco principal do TJA, o evento - cujo tema é Lavamos a alma com a dança - irá contar ainda com uma parte formativa e mostras paralelas em diversos locais, como Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Cuca Mondubim e escolas. “No Cuca, vão haver as chamadas Batalhas de Hip Hop porque o festival este ano irá homenagear o estilo. Também estamos trazendo os primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes e Karen Mesquita”.


Para Janne Ruth, o Fendafor firma-se como um autêntico e cada vez mais crescente celeiro para os grupos cearenses. “O evento completa 17 anos agora e surgiu a partir de um sonho meu de abrir as portas para as companhias locais. O festival proporciona uma troca enorme de experiências, rodas de conversa com profissionais, tudo aquilo que faz crescer. O mais importante disso tudo é que o Ceará está em cena e que todos sejam bem-vindos ao mundo da dança”, concluiu.

 

SERVIÇO

 

Fendafor 2017 - 17º Festival Internacional de Dança de Fortaleza

Abertura: hoje, 27 - somente para convidados - às 18h30, no Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro)

Período: de 28 de junho a 8 de julho, no Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 - Centro)

Quanto: Mostras Internacional, Infantil e Amadora no TJA - R$ 30 (inteira) / Mostra Paralela -
acesso gratuito no Centro Dragão do Mar, Rede Cuca e escolas

Telefone: 3452 0510

99984 4704

Site: www.fendafor.com.br

 
O que você achou desse conteúdo?