Logo O POVO+
Filme sobre Olavo de Carvalho estreia hoje
Vida & Arte

Filme sobre Olavo de Carvalho estreia hoje

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Documentário centrado na figura do filósofo conservador Olavo de Carvalho chega às telas de Fortaleza hoje. O Jardim das Aflições, baseado em livro homônimo do filósofo famoso na internet por opiniões controversas, foi feito com dinheiro arrecadado por financiamento coletivo e, segundo Josias Teófilo, diretor do filme, tornou-se “um manifesto a favor da liberdade de expressão”. A sessão especial de estreia em Fortaleza será no cinema UCI Kinoplex, no Shopping Iguatemi, às 21 horas.


Com estreia no começo deste mês em mais de 15 cidades do Brasil, O Jardim das aflições chega a Fortaleza através do Grupo de Estudos Veritas. Segundo os organizadores, “por enquanto” o filme será exibido até a próxima quarta-feira, 21, sempre às 21 horas.


O diretor do filme afirma que seu longa se trata do “primeiro documentário filosófico na história do cinema brasileiro focado no pensamento de Olavo de Carvalho”, filósofo brasileiro tido como “conservador” que vive com sua família na Virginia, nos Estados Unidos.


“É um filme denso, com filosofias densas, numa série de temas interligados, que partem de temas mais exteriores e políticos até os mais interiores”, diz o diretor.


Custeado principalmente por crowdfunding, o documentário teve o custo dos R$ 350 mil arrecadados coletivamente - o que, conforme Josias, é “o maior crowdfunding da história do Brasil pra um filme”. “Foi muito difícil, trabalhoso. Foi um ano de arrecadação, de muitos vídeos, projetos gráficos, para chamar atenção. Deu muito trabalho pra captar. Mas valeu a pena”, complementa.


Polêmica

O documentário estreia em Fortaleza após polêmica envolvendo boicote em um dos festivais de cinema mais importantes do Nordeste, o pernambucano Cine PE, de Recife. Previsto para acontecer dia 23 de maio, o festival foi cancelado após boicote de sete diretores participantes por protesto contra “filmes alinhados a direita extremista” - referindo-se ao filme sobre a vida de Olavo e Real - O Plano por Trás da História.

De acordo com o recifense Josias, a polêmica “fez bem para o filme”. “Tivemos 4.500 pessoas de público só na primeira semana. No Cine Belas Artes, tradicional em São Paulo, todas as sessões estão lotadas até agora. Teve quem não conseguiu entrar. Foi bem rentável”, conta.


Josias diz que o filme é bem recebido no sudeste, ao contrário de sua terra natal, e ele tem recebido apoio “principalmente de pessoas da esquerda” por
onde passa.


“Não posso mais morar no Recife. Minha situação é que, praticamente, não posso andar em ambientes culturais sem ser hostilizado. As pessoas que trabalharam no filme são estudantes, e ficaram super felizes com o resultado; mas não podem falar pra ninguém que trabalharam nele senão vão ser perseguidos. É brincadeira”, critica.

 

SERVIÇO

 

Documentário “O Jardim das Aflições”

Estreia hoje. Sessões até quarta-feira, 21, às 21h20min

Onde: UCI Kinoplex, Shopping Iguatemi

O que você achou desse conteúdo?