Logo O POVO+
Prêmio Ceará Encena de teatro será entregue na próxima sexta, 19
Vida & Arte

Prêmio Ceará Encena de teatro será entregue na próxima sexta, 19

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

A solenidade de divulgação dos ganhadores do 3º Prêmio Ceará Encena reunirá alguns dos principais artistas de teatro da Capital na próxima sexta-feira, 19, às 19h30min no palco do Theatro José de Alencar. Iniciativa do Grupo Arte de Viver, a premiação destaca, em diferentes categorias, o trabalho de diretores, atores, dramaturgos, produtores, iluminadores, figurinistas e sonoplastas. O evento é gratuito e aberto ao público.

 

“A nossa ideia é celebrar com a classe teatral. O nosso teatro tem grandes nomes e temos que comemorar essa potência”, destaca Hemetério Segundo, diretor do Arte de Viver e idealizador da premiação, que surgiu em 2015 nas celebrações de 15 anos da companhia. “O prêmio é também para valorizar o fazer teatral. É como dizer: ‘Faça, galera, que alguém vai assistir, qualificar e
divulgar”, aponta.


Hemetério é também diretor da comissão julgadora, que é formada por Paulo Ess (pós-doutor em teatro), Almeida Júnior (da Companhia teatral Acontece) e Hiroldo Serra (da Comédia Cearense). “Nós assistimos a 52 espetáculos e, desses, destacamos 26 entre os finalistas nas categorias”, conta o idealizador.


O Ceará Encena homenageia cinco personalidades das artes cênicas do Estado. Nessa terceira edição, os condecorados são Glyce Salles, Ilclemar Nunes, Ivonilson Borges, João Falcão e Lurdinha Martins. “Muitas vezes esses nossos grande nomes são reconhecidos lá fora e não são conhecidos aqui. Nossa objetivo é também aproximar esses nomes das plateias”, aponta.


A proposta é que a comenda seja cada vez mais de todo o Estado e não fique restrita somente à Capital. “Por enquanto, como a gente não tem como ir para outras cidades, acabamos contemplando apenas os espetáculos do Interior que passam por Fortaleza”, diz Hemetério. A ideia, ele explica, é que a premiação consiga crescer a ponto de chegar nas diferentes regiões do Ceará.


Finalistas

O Ceará Encena tem as subdivisões Formação e Principal. Na principal categoria de Formação, que reúne produções de estudantes de teatro, concorrem a melhor espetáculo as montagens Agulha Fina, Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, Disfarça, meu bem!, Olaria e Sem número S/N.

 

Já na Principal, os cinco finalistas na categoria melhor espetáculo são: A mancha roxa, As Anjas, As Bondosas, Tarsila e Trans-Ohno. Entre os infantis estão: As aventuras de Dom Quixote, Entra na roda, Miau!, Ogroleto e Os três Porquinhos da Cia. Camarim de Teatro. (Renato Abê)

 

SERVIÇO

 

3ª edição do prêmio Ceará Encena

Quando: sexta-feira, 19, às 19h30min

Onde: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 - Centro)

Aberto ao público

Telefone: 98759.5866

 

O que você achou desse conteúdo?