Logo O POVO+
Flávio Paiva lança livro sobre memórias e personagens de Fortaleza
Vida & Arte

Flávio Paiva lança livro sobre memórias e personagens de Fortaleza

Unindo música e literatura, o escritor Flávio Paiva lança Bulbrax - Sociomorfologia Cultural de Fortaleza. O livro-CD reúne memórias, afetos e personagens de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Flávio Paiva, 57 anos, criou um método para observar Fortaleza e seus encantos: bulbrax. Inspirado em bulbos de vegetais, o escritor e pesquisador descobriu a Cidade a partir de campos de sentido. “Nós temos uma forma tradicional de observar a cultura baseada na metáfora da árvore, trabalhando a perspectiva da verticalização. Os movimentos nascem em raiz, crescem verticalizadas e dão frutos lá em cima. É um padrão”, explica Flávio. Para a capital cearense, ele diz, foi necessário esquecer a verticalização e olhar cada bulbo como uma possibilidade real, uma perspectiva, um indivíduo.


O resultado da pesquisa será conhecido amanhã, 23, no lançamento do livro-CD Bulbrax - Sociomorfologia Cultural de Fortaleza. O evento acontece no Teatro Ceará Show. São dez canções e mais de 450 páginas com conteúdo. “Me facilita enxergar a Cidade através dos campos de sentido. Tanto que não chamo de capítulos, chamo de campos. Essa coisa do Bulbrax é a minha lente. Não é algo próprio da Cidade; é a lente que eu uso para observar Fortaleza”, reforça o autor.

[QUOTE1]

O trabalho com música e palavra teve o apoio de convidados entusiasmados. Para reforçar os aspectos sonoros, Flávio convidou os artistas Gustavo Portela, Ilya, Daniel Medina, Carlos Hardy, Jord Guedes, Orlângelo Leal, Tato Fischer, Sivirino de Caju, Lucas Paiva, Eugênio Leandro e Wilton Matos. Foi com eles que o autor estreitou laços e finalizou as dez composições do CD. Gustavo ainda recebeu a missão de realizar a produção e direção do álbum. “Flávio escolheu as letras e os parceiros para compor juntos. Algumas já estavam prontas, música e letras, e para outras ele chamou parceiros para fazer a parte musical da composição”, explica Gustavo. Flávio escreveu as primeiras linhas do livro e partiu para a produção do disco. Depois, com as músicas gravadas, pôde escutar as faixas enquanto terminava o processo de escrita das 465 páginas de Bulbrax.


O autor trabalhou, como ele costuma dizer, durante “39 anos e 12 meses”. Aos 17 anos, Flávio chegou em Fortaleza vindo de Independência, interior do Ceará. A partir desse dia, ele garante, começou um processo de conhecimento e alimentação da Cidade, que culminaria no lançamento de Bulbrax. Cada experiência vivida pelo autor, enquanto habitante, está no livro - direta ou indiretamente. No Réveillon de 2016, resolveu transformar as experiências em música e palavra. “O meu olhar é todo construído a partir dos vínculos que construí com a Cidade. Bulbrax é um livro de vínculos. Eu morei em oito bairros de Fortaleza e contei histórias com cada um. Coloco o livro no gênero ensaio-experimental. Os personagens todos são reais, as referências são reais”.


O POVO online

 

Leia as crônicas do escritor Flávio Paiva no Vida&Arte:

www.opovo.com.br/colunas/flaviopaiva

 

SERVIÇO

 

Lançamento de Bulbrax - Sociomorfologia Cultural de Fortaleza

Autor: Flávio Paiva

Editora: Armazém da Cultura

Quando: terça-feira, 23, às 19h30min

Onde: Ceará Show (avenida Abolição, 2333 - Térreo - Meireles)

Preço do livro-CD: R$ 85

Entrada gratuita no evento

Outras informações: 3224 9780

 

Saiba mais


Flávio Paiva é escritor, jornalista e compositor. Escreve crônicas no Vida&Arte semanalmente, nas quartas-feiras. A combinação de música e literatura é recorrente em suas obras.


As músicas do disco são cantadas pela cearense Ilya e, em duas faixas, há participação de Chico César e Daniel Groove. A direção e a produção são do músico Gustavo Portela.

 

O show de lançamento - que acontece amanhã, terça-feira, 23, às 19h30min, no Teatro Ceará Show - terá participação de Ilya, Daniel Groove, Orlângelo Leal e do sanfoneiro Nonato Lima. A direção do show também é de Gustavo Portela.

 

O que você achou desse conteúdo?