Logo O POVO+
Festival de Cannes começa hoje, unindo cinema, política e polêmicas
Vida & Arte

Festival de Cannes começa hoje, unindo cinema, política e polêmicas

Maior evento cinematográfico do mundo, Festival de Cannes será aberto hoje com filmes que unem cinema, política e polêmicas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

 [FOTO1]

A partir de hoje, até o próximo dia 28, os amantes da sétima arte vão estar de olhos voltados para a 70ª edição do Festival de Cannes, um dos mais prestigiados e tradicionais eventos de cinema do mundo.


Abrindo o Festival, o filme Les Fantômes d’Ismaël, de Arnaud Desplechin, será exibido fora de competição. É a partir de amanhã, 18, que os 19 filmes inéditos que disputam a Palma de Ouro, prêmio máximo do evento, começarão a ser exibidos para público e crítica. O prêmio já foi entregue em anos anteriores para diretores como Federico Fellini (A Doce Vida, 1960), Martin Scorsese (Taxi Driver, em 1976) e Quentin Tarantino (Pulp Fiction, em 1994). Além da Palma, o Festival entrega o Grand Prix (espécie de segundo lugar), o Prix du Jury (equivalente à “medalha de bronze”) e ainda prêmios de melhor ator, atriz, direção e roteiro.


Quem vai escolher os vencedores de cada prêmio nesta edição é o júri presidido pelo cineasta espanhol Pedro Almodóvar, que será acompanhado na função pelos diretores Maren Ade, Chan Wook-Park e Paolo Sorrentino, os atores Jessica Chastain, Bingbing Fan, Agnès Jaoui e Will Smith e o compositor Gabriel Yared. Como todos os filmes são inéditos e o júri muda a cada edição, não existem ainda “favoritos”, mas um filme em especial é bastante aguardado: Happy End, do austríaco Michael Haneke, diretor que ganhou a Palma de Ouro nas duas últimas vezes que esteve em Cannes (A Fita Branca em 2009 e Amor em 2012) e pode fazer história se ganhar pela terceira vez. A trama do longa é ainda desconhecida, mas sabe-se que aborda a questão dos refugiados na Europa.


A temática política, inclusive, deve ser presença forte nos filmes e discussões de Cannes — vale lembrar que a França passou por eleições que levaram Emmanuel Macron à presidencia do País há poucas semanas, o que também deve ser combustível para discussões políticas no evento. Além de Happy End, o festival traz ainda, entre outros, os longas Jupiter’s Moon, cujo protagonista é um imigrante que ganha o poder de voar, Le Redoutable, biografia do cineasta Jean-Louis Godard durante o final dos anos 1960, período marcado por protestos políticos na França, e 120 battements par minute, que fala do grupo ativista Act Up que lutou pela conscientização contra a aids nos anos 1990.

 

SAIBA MAIS

 

Filmes que disputam a Palma de Ouro:


120 battements par minute, de Robin Campillo


Aus dem nichts, de Fatih Akin


Geu-hu, de Hong Sang-Soo

 

Good Time, de Benny e Josh Safdie


Happy End, de Michael Haneke


Hikari, de Naomi Kawase


Jupiter’s Moon, de Kornél Mundruczó


Krotkaya, de Sergei Loznitsa


L’amant double, de François Ozon


Le redoutable, de Michel Hazanavicius


Nelyubov, de Andrey Zvyagintsev


Okja, de Bong Joon-Ho

 

Rodin, de Jacques Doillon


The Beguiled, de Sofia Coppola


The Killing of a Sacred Deer, de Yorgos Lanthimos


The Meyerowitz Stories, de Noah Baumbach


The Square, de Ruben Östlund


Wonderstruck, de Todd Haynes

 

You Were Never Really Here, de Lynne Ramsay


O POVO online

Acesse cobertura no Portal Vida & Arte: www.opovo.com.br/vidaearte

 

SERVIÇO

 

Festival de Cannes

Quando: de hoje até o dia 28

Site oficial:  www.festival-cannes.com/en/

 

O que você achou desse conteúdo?