Logo O POVO+
A vida em ópera
Vida & Arte

A vida em ópera

O tenor espanhol José Carreras se apresenta amanhã em Fortaleza com a turnê A Life in Music, anunciada como a última do artista de 70 anos
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

José Carreras tinha apenas onze anos quando estreou no papel de El Trujamán, o menino narrador de El retablo de maese Pedro, ópera de Manuel de Falla. Daquele início, no Gran Teatro Del Liceo de Barcelona, até este fim de semana, quando se apresenta no Centro de Eventos, em Fortaleza, o tenor espanhol compôs uma trajetória musical de projeção internacional e de muito sucesso. Aos 70 anos, ele vem à Capital com a turnê A Life in Music, anunciada como a sua tour derradeira. O show é amanhã, a partir das 20 horas.


O espetáculo se constrói como uma grande celebração às décadas de carreira do tenor. Em repertório com cerca de 25 músicas, Carreras vai apresentar pela primeira vez em um concerto solo um medley de grandes melodias no melhor estilo Três Tenores, projeto lendário em que o espanhol dividiu os palcos com o conterrâneo Plácido Domingo e o italiano Luciano Pavarotti. Juntos, o trio percorreu diferentes países em apresentações que marcaram gerações. Agora, Carreras retoma a experiência.


“São músicas que sempre me emocionaram quando as ouvi e que sempre me entusiasmaram. Nessas canções, há paixão e emoção, que criam um sentimento em meu coração e na minha alma e que tento expressar com a minha voz”, afirma o tenor sobre o repertório bastante eclético, que vai do clássico ao contemporâneo. O show terá também vídeos e fotos da trajetória artística de Carreras.


Antes de chegar a Fortaleza, o show A Life in Music foi apresentado no Rio de Janeiro e em São Paulo. O repertório oficial não foi divulgado pela produção do evento, mas segundo o jornal Folha de S. Paulo, que cobriu o espetáculo na capital paulista, músicas como Aquarela do Brasil e Amigos para Sempre estão entre as canções escolhidas. Por aqui, José Carreras se apresentará acompanhado dos músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece), comandada pelo maestro Alfredo Barros.


A celebração à vida proposta para a essa despedida evoca a história do espanhol, que, em 1987, no auge do sucesso foi diagnosticado com leucemia, o que o levou a um ano de intensos tratamentos na luta pela vida. Depois de restabelecido, o cantor reassumiu a carreira e criou a Fundação Internacional José Carreras, destinada a realizar pesquisas e ajudar no tratamento da doença.


Apesar da projeção por seus trabalhos humanitários, Carreras impressiona mesmo é com sua trajetória na música. Ele cantou mais de sessenta papéis diferentes nas maiores e melhores casas de óperas do mundo, incluindo o Teatro alla Scala, de Milão, e o Metropolitan Opera, em Nova York. Em sua discografia, há mais de 160 gravações e 50 óperas completas, oratórios, recitais populares e clássicos.

 

SERVIÇO

 

Show José Carreras

Quando: amanhã, às 20 horas

Onde: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz)

Quanto: Entre R$ 120 e R$ 500

Telefone: 30331010

 
O que você achou desse conteúdo?