Logo O POVO+
12 grupos cearenses selecionados para o Festival de Dança de Joinville
Vida & Arte

12 grupos cearenses selecionados para o Festival de Dança de Joinville

Doze grupos de dança do Ceará representam o Estado num dos mais tradicionais eventos de dança do mundo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Estar no palco de um dos maiores festivais de dança do mundo não é para qualquer um. Porém, para os grupos cearenses, essa presença tem se tornado cada vez mais constante. Para o 35º Festival de Dança de Joinville, que ocorrerá entre os dias 18 e 29 de julho na cidade catarinense, 12 grupos do Estado foram selecionados e devem estar presentes no evento, apresentando 38 coreografias. Desses, 3 grupos foram classificados para a mostra competitiva, a mais importante do festival.

 

Único representante do Nordeste a competir na categoria de ballet clássico, o Studio de Dança Mainara Albuquerque leva para o festival as coreografias Amigas de Coppélia, no ballet clássico de repertório conjunto, e Santanella / Carnaval de Veneza, no ballet clássico de repertório masculino.


“Só três grupos participam de cada categoria, então estávamos com muita expectativa, porque é muito difícil”, comenta Mainara, diretora da academia. Essa é a quarta vez que o grupo vai a Joinville.


Como são coreografias de repertório, todos os grupos apresentam os mesmos passos, e vence o que executar melhor, explica a diretora. As nove bailarinas que dançam Amigas de Coppélia ensaiam juntas há três anos. “Elas treinam três horas por dia, de segunda a sábado”, completa Mainara.


Para Joinville, as meninas levarão um figurino novo e cheio de bordados. “É muita felicidade, se apresentar em um palco daqueles, para um público de 5 mil pessoas é o sonho de qualquer bailarina”, comemora.


Outro grupo que irá competir no festival é o da Academia de Dança Michelle Fontenelle, com a coreografia Sou Nós, na categoria duo em dança contemporânea. “É uma coreografia de samba com música brasileira. Os bailarinos Vic Servente e Loly Pop usam a performance do hip hop misturando com o contemporâneo”, comenta a professora Michelle Fontenelle.


A academia também se apresenta nos palcos livres com apresentações de jazz. Ao todo, 15 bailarinos irão se apresentar. “Embora não seja competição, o Jazz Sênior, que é uma categoria superior de jazz, é muito difícil de entrar, então estamos muito felizes por que é a primeira vez que somos aprovados nessa categoria”, completa Michelle.


Além desses, o Studio de Dança Michelle Borges também compete no festival com as coreografias Mowtown, em sapateado conjunto júnior, e Me faça um barulho que eu te dou um som, no sapateado duo sênior.


Cearenses nos palcos

O Festival de Dança de Joinville é voltando, essencialmente, para escolas de dança, explica Thereza Rocha, professora do curso de dança da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma das curadoras do evento, ao lado de Mônica Mion e da bailarina Ana Botafogo. Com uma seleção bastante difícil, a participação dos cearenses é bastante expressiva. “O Ceará possui escolas de referência, e isso se revela no quociente de grupos que participam. A cada ano a competição fica mais acirrada e o Ceará sempre se destaca”, comenta a curadora.

 

Thereza afirma que um dos destaques dos bailarinos do Estado é no sapateado. Um exemplo é o grupo de dança Cia Kids FB que se tornou, no ano passado, bicampeão na modalidade sapateado infantil. “Ao longo dos anos a gente nota essa força no sapateado e no jazz também. Não acho que seja exatamente uma tendência, mas vimos a qualidade pois já ganharam o primeiro lugar”.


A curadora explica que durante a seleção, não há como saber de onde vem as escolas, justamente para manter a idoneidade e lisura do trabalho, “mas torço muito para que a dança se desenvolva cada vez mais no Ceará e que continuem sendo escolhidos pela excelência do seu trabalho”, conclui.

 

Serviço

 

Festival de Dança de Joinville

Quando: De 18 a 29 de julho

Onde: na cidade de Joinville (SC)

www.festivaldedanca.com.br/

 

O que você achou desse conteúdo?