Logo O POVO+
Morre o estilista Gil Braga
Vida & Arte

Morre o estilista Gil Braga

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Morreu na noite do domingo, 23, aos 41 anos, o estilista cearense Gil Braga. De acordo com a família do designer, Gil estava internado há cerca de um mês no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). A causa da morte não foi confirmada. Ele trabalhou ao longo da carreira com estilistas como Ruth Aragão e Simone Jucá, criou figurinos para espetáculos de dança e teatro e, no ano passado, participou pela primeira vez do Dragão Fashion Brasil (DFB) como estilista.


No mundo das artes cênicas e da dança, Gil criou figurinos para trabalhos da Cia. Vatá, do Grupo Mimo e da Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca), entre outros. Na coleção do DFB, que foi desfilada em maio passado, o estilista apresentou roupas inspiradas na crisálida, estágio de metamorfose das borboletas. A produtora de moda Julie Gadelha trabalhou com Gil na ocasião do DFB. “Sempre achei ele muito talentoso, admirava muito o trabalho do Gil. É uma perda muito grande”, lamentou.


Nas últimas semanas, enquanto Gil estava na Unidade de Terapia Intensiva do HGF, amigos e conhecidos do estilista fizeram uma campanha para ajudá-lo. “Nós nos mobilizamos pedindo que as pessoas pudessem doar sangue para ele, que estava precisando de plaquetas”, explica David Linhares, diretor geral da Bienal Internacional de Dança do Ceará. David lembrou ainda da edição do ano passado do evento, da qual Gil participou. Dentro da ação formativa Trajetos EnCena, o estilista coordenou com Marina Carleial um ateliê de figurino para jovens do Centro Cultural Bom Jardim. “Eu acompanho a carreira do Gil, ele foi um dos estilistas mais vistos e comentados do Dragão Fashion no ano passado. Nessa formação, junto dos meninos do Bom Jardim, ele foi muito dedicado, acompanhou três espetáculos, o figurino ficou bem bonito”, lembra David.


Em nome da Edisca, Dora Andrade, bailarina e coordenadora da escola, prestou condolências e lembrou as parcerias com o estilista. “Nós tivemos duas experiências trabalhando com o Gil, nos espetáculos Paideia e Religare, e foram trabalhos muito bonitos. Todos da Edisca esperavam pela recuperação dele. Nós lamentamos muitíssimo, mas sabemos que ele deixa um legado estético, ético, criativo e de muita alegria, força”, afirma Dora.


O corpo do estilista foi velado ontem e sepultado no cemitério Parque da Paz. (colaborou Larissa Pacheco/ESPECIAL PARA O POVO)

 

O que você achou desse conteúdo?