Logo O POVO+
Os desafios de Fabiano Piúba à frente de fórum nacional de Cultura
Vida & Arte

Os desafios de Fabiano Piúba à frente de fórum nacional de Cultura

Titular da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), o cearense Fabiano dos Santos Piúba foi eleito presidente do Fórum Nacional de Dirigentes Estaduais de Cultura
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Por unanimidade, o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, foi eleito na última quinta-feira, 16, em Brasília, presidente do Fórum Nacional de Dirigentes Estaduais de Cultura. O cearense se projeta nacionalmente em momento delicado para a área no País, que viveu em 2016 a extinção e recriação do Ministério da Cultura (Minc). Fabiano tem experiência no Estado, no País e na América Latina.


Eleito, Piúba substituirá Leandro Carvalho, secretário da Cultura do Mato Grosso do Sul. “Recebi como um desafio importante para contribuir com os colegas dos estados, sobretudo em duas ações: uma que é algo que o próprio Fórum já realiza, que é uma integração melhor entres os estados; e a outra com o próprio MinC, em como o Fórum poderá estar pautando o MinC com temas importantes, trazendo debates sobre o desenvolvimento da política cultural brasileira. É uma via de mão dupla”, comentou o agora presidente do órgão.


De acordo com Fabiano, houve uma reunião com o ministro da Cultura, Roberto Freire, ocasião em que foi entregue um documento que traz uma agenda com temas prioritários para o fortalecimento nacional da política cultural. Entre as pautas, propostas relacionadas à Lei Rouanet, ao fomento ao audiovisual e aos convênios entre o Minc e os Estados em torno do projeto Cultura Viva. “Estou muito feliz e compromissado com os colegas para construir essa agenda, que é em conjunto”, disse Piúba.

[QUOTE1]

A próxima reunião do Fórum está marcada para maio, em Aracaju (SE). Em outubro, o Ceará deverá sediar o encontro. As reuniões do Fórum têm como objetivo propor e oferecer a construção de uma política pública cultural em âmbito regional e nacional, com a participação e atuação dos estados brasileiros na formulação das diretrizes para uma política comum.


Com passagem pelo Minc, Fabiano Piúba é escritor e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele foi nomeado secretário-adjunto da Cultura do Estado em fevereiro de 2015, no governo de Camilo Santana. No ano seguinte, se tornou o titular da pasta.


Ex-diretor da Pasta nacional, ele atuou também como membro da diretoria de Leitura, Escrita e Bibliotecas do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc-Unesco). Piúba foi ainda coordenador de Políticas de Livros e Acervos da Secult, entre 2005 e 2006, ocasião em que concebeu o projeto Agentes de Leitura e coordenou a Bienal Internacional do Livro do Ceará.


Encontro estadual

Na próxima semana, nos dias 21 e 22, Fortaleza recebe o I Encontro do Sistema Estadual de Cultura 2017, evento que reunirá secretários de Cultura e outros gestores do segmento dos municípios cearenses. O encontro tem como propósito discutir o fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura, cuja implantação depende diretamente do avanço e da estruturação dos sistemas municipais. As discussões vão ocorrer no Teatro Carlos Câmara e no Theatro José de Alencar.

Fabiano dos Santos Piúba conduzirá a mesa de abertura na manhã do dia 21, conversa que terá como foco a maior consolidação da política cultural no Interior.

 


 
O que você achou desse conteúdo?