Logo O POVO+
Marcos Lessa apresenta repertório autoral inédito
Vida & Arte

Marcos Lessa apresenta repertório autoral inédito

Marcos Lessa apresenta repertório autoral inédito em gravação de DVD este fim de semana. O show conta com participação de Flávia Wenceslau
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Marcos Lessa explica seu novo trabalho, Sal, fazendo referência à passagem bíblica do livro de Mateus: “Vós sois o sal da terra”. Para o artista, o sal representa o amor, o que se tornou o grande tema de novo CD e, em breve, DVD. A curta temporada de apresentações na Caixa Cultural terá início com uma palestra para conversar com jovens artistas sobre sua trajetória, que já conta 10 anos. As apresentações começarão no hoje, 30, e vão até o dia 2 de abril.


No repertório, há, majoritariamente, canções assinadas por Lessa, que mostrarão que o compositor e o cantor coexistem nele. Parte dessas composições foram escritas em parceria com Flávia Wenceslau. Compositora aplaudida por Maria Bethânia e Mariene de Castro, a paraibana também é a convidada especial da temporada em Fortaleza.


Para representar o lado intérprete de Marcos Lessa, estão incluídas no show duas canções escolhidas pelo cearense. A primeira é Canção do Sal, um dos primeiros clássicos de Milton Nascimento. A outra é Interfone, de Altay Veloso, que ganhou um arranjo de bossa nova.


Na verdade, quando a voz adolescente começou a se destacar, aos 17 anos, composições já eram escritas desde os 13. “Meu eu compositor existia antes do eu cantor”, conta, em entrevista ao O POVO. As letras pueris ganharam corpo com as vivências do músico, entretanto, muito da fase inocente inicial foi aproveitado para o desenvolvimento de Sal. A temática da natureza foi substituída por cronista de amor e cotidiano.

[QUOTE1]

Desde criança, o contato entre Marcos e a música era direto. Na família, o pai e os tios eram músicos e a mãe, uma fã assídua da MPB. Assim, ele logo passou a ter contato com as vozes de Elis Regina (1945 - 1082), Gilberto Gil e Tom Jobim (1927 - 1994). “Conhecendo Elis, eu fiquei completamente apaixonado pela música popular brasileira”, declara. Além de MPB, as influências de Lessa foram estrangeiras, principalmente Frank Sinatra (1915 - 1998), cujas músicas já foram interpretadas pelo artista cearense antes, em tributo.


A voz forte e grave impressionou no programa The Voice, o “divisor de águas” na carreira de Marcos Lessa, como ele mesmo define. Desde 2013, quando participou do reality show, a carreira musical que já existia há cerca de seis anos, ganhou destaque em âmbito nacional e internacional, levando-o a três shows em Nova Iorque. O projeto Vamo Lessa, que levou a voz de Marcos à radio e chegou ao YouTube, deverá prosseguir, levando à plataforma seu lado estudante de música. Nos vídeos, ele entrevistará nomes como Vanessa da Mata e Waldonys.


O cantor relata que colocará muito do Ceará e do norte do País em suas apresentações e no futuro DVD. Ele inclusive receberá a cidadania acreana, em reconhecimento às suas composições que homenageiam ao local. Lessa antecipa ainda que haverá uma surpresa para seus fãs em breve, porém, mantém o mistério.

 

SERVIÇO

 

Marcos Lessa – Sal

Quando: quinta, 30, a sábado, 1°, às 20 horas; e domingo, 2, às 19 horas

Onde: Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema)
Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Serviço de manobrista gratuito no local

Telefone: 3453 2770


 
O que você achou desse conteúdo?