Logo O POVO+
Electric Circus Studio abre exposição coletiva Nísias
Vida & Arte

Electric Circus Studio abre exposição coletiva Nísias

Artistas reúnem seus trabalhos em mostra coletiva para homenagear uma das precursoras do movimento feminista no Brasil
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Falar de Dionísia Gonçalves Pinto é remontar-se ao século XIX e descrever uma mulher que, em pleno Rio Grande do Norte, abraçou para si as funções de educadora, escritora e poetisa. Considerada pioneira do feminismo no País, a trajetória desta mulher -que usava o pseudônimo de Nísia Floresta Brasileira Augusta, escrevia textos em jornais e lançou livros significativos como Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens - serviu de alicerce para a nova exposição da Electric Circus Studio.


Intitulada Nisias, a mostra reúne a pesquisa de quatro mulheres cearenses que dialogam firme com a arte urbana e suas vertentes, sendo também uma homenagem do espaço ao mês dedicado às mulheres. Sob a curadoria de Thiago Gil, estarão expostos a partir de hoje, às 18 horas, os trabalhos de Tereza Dequinta (coletivo Acidum), Ise Araújo (coletivo Monstra) e UInverso (leia-se Nadiuska e Priscila). Após a abertura, a coletiva permanece em cartaz até junho.


“Chegar ao nome de Nísia foi muito na sorte porque eu procurava um nome para a exposição que abordasse o feminismo, mas de uma maneira leve. O posicionamento dela perante o machismo naquela época... Ela era uma ativista que, trazendo para hoje, casa muito com o trabalho das meninas. Elas são, de certa forma, as novas Nísias. Então levantar a história de uma mulher forte, nordestina, que lutou numa época que só tinha ela também é do nosso interesse”, afirmou Thiago Gil.


Da experiência no coletivo Acidum, Tereza Dequinta irá mostrar em Nísias seus traços únicos para a arte da tatuagem. No caso de Ise Araújo, são as ilustrações, pinturas e lambe-lambes o foco. De Juazeiro do Norte, a novidade é a participação da dupla UInverso, formada pelas gêmeas Nadiuska e Priscila. “Trabalhamos com cerâmica há quase três anos. É algo que veio da necessidade de trabalhar mais com as mãos. Como designers, passávamos muito tempo trabalhando com computador e dessa necessidade começamos a desenhar e fazer todo processo à mão. A argila é algo que acrescenta e dá vida, é também uma forma de abstrair e simplificar nossos desenhos. De deixar mais abstrato, na verdade”, explicou Nadiuska.


Na exposição, as irmãs irão apresentar mais de 15 peças, em sua maioria estudos da série intitulada Más-Caras. “Alguns (trabalhos) fazem parte do painel para uma expo de Ciça do Barro Cru e outros são do nosso acervo de estudos em argilas diferentes”, concluiu. A Electric Circus também irá comercializar diversos produtos em sua lojinha. Na abertura, haverá ainda som do DJ Denilson Albano e convidados.

 

SERVIÇO

 

Abertura da expo Nisias

Quando: hoje, 29, a partir das 18h

Onde: Electric Circus Studio (rua João Brígido, 316 - Dionísio Torres)

Horários de visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h

Entrada franca

Telefone: (85) 3055 4302

 

O que você achou desse conteúdo?