Logo O POVO+
Vida & Arte Ouviu Lúcia, novo disco de Lucinha Menezes
Vida & Arte

Vida & Arte Ouviu Lúcia, novo disco de Lucinha Menezes

Com participações de Chico Buarque e Miúcha, novo disco da cearense reafirma sua busca por letras e melodias que não merecem ser esquecidas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

 

[FOTO1]

Nada chama mais atenção no novo disco de Lucinha Menezes que as presenças de Chico Buarque e Miúcha. Notícia de repercussão nacional, a participação dos irmãos cariocas é um luxo a mais no sexto lançamento da cearense de Itapipoca. A história já foi contada: Lucinha ficou próxima de Miúcha por volta de 2005, quando gravou A violeira, de Chico (e Tom Jobim), no álbum Lúcia Menezes. Desde então, além de garantir a presença do compositor em todos os discos seguintes, ficou o desejo de chamar sua irmã para um possível dueto.


Durante das gravações do álbum Lúcia, a artista resolveu, enfim, fazer o convite para Miúcha e, sem ter nada a perder, jogou uma incerta para que Chico Buarque viesse junto. Plantou verde, colheu maduro e realizou o sonho de ter um representante do Olimpo musical brasileiro em seu novo disco. Lucinha e Chico gravaram Desencontro, joia lançada em 1968 no álbum Chico Buarque de Hollanda N°3. Embora já regravada por Clara Nunes e Toquinho, a faixa é uma daquelas que só os mais íntimos da obra de Chico conhecem.

[QUOTE1]

Para Miúcha, Lucinha reservou uma composição que une duas pontas de um mesmo Brasil. Melodia do acreano João Donato e letra do cearense Fausto Nilo, Sonho de Marinheiro é o oposto do dueto com Chico. Com ele, o samba-canção traz o clima de triste despedida. Com ela, uma marchinha canta as esperanças de um amor mítico, sonhador, idealizado.


Há muito luxo em receber os dois filhos mais famosos de Sérgio Buarque num disco lançado pela Biscoito Fino. Mas Lúcia tem méritos próprios, isso porque Lucinha Menezes aposta em uma fórmula certeira. Sem querer “inovar” ou “desconstruir”, ela somente seleciona belas letras e as valoriza em arranjos refinados. Como esse repertório é pensado a partir de memórias bem pessoais, a interpretação flui com facilidade.


Diante de tal proposta, nenhum produtor se encaixaria melhor do que o cearense José Milton. Sem regras ou limitações estéticas, os dois somente selecionam canções (muitas delas à beira de cair no esquecimento) e adequam ao canto sem vícios de Lucinha. Nesse momento, os arranjos luxuosos de Cristovão Bastos e João Lyra merecem destaque.

[FOTO1]

Como se fosse uma cantora da Era do Rádio, Lucinha Menezes abre o disco com Esperança Vã, um lamento de amor sofrido composto Fernando Lobo – que assina com o pseudônimo de Marcello Tupynambá. Remetendo aos melhores momentos de Elba Ramalho, Viola e Sanfona é uma inédita de João Lyra e Paulo César Pinheiro. A letra cascuda é debulhada com segurança, enquanto João Lyra (viola) e Adelson Viana (sanfona) duelam com seus instrumentos. O que vem daí em diante é um passeio sem cinto de segurança por paisagens floridas do Norte ao Sul maravilha.


Já bem conhecidas, tem Mudando de Conversa (Hermínio Bello de Carvalho/ Maurício Tapajós) e A Letra I (Luiz Gonzaga/ Zé Dantas). Enquanto Engoma a Calça (Ednardo/ Climério) ganha um arranjo à altura de sua importância, todo pontuado pela flauta certeira de Antonio Rocha. Devolve é um bom samba inédito de Angela Brandão que Lucinha faz apostando mais na afinação que na interpretação – o que também acontece em Sete Cantigas Para Voar, clássico de Vital Farias. Recado (Djalma Ferreira/ Luiz Antônio) inverte essa lógica numa interpretação sensível.


O último bloco do disco é mais acelerado e causa estranhamento. Pela coragem de emendar um samba-canção num forró cheio de punch, merece um ponto. Esse forró é Zé Piaba (Zé da Flauta), uma letra quilométrica que Lucinha dribla brincando com os tons. Em seguida vem a divertida Bem-Te-Viu, marcha carnavalesca de Mautner e Jacobina, que lembra Locomotiva na voz de Wanderléa.


Lúcia encerra com o forró A Fia de Chico Brito (Chico Anísio) e com Lourinha (Fred Falcão/ Arnoldo Medeiros), quando Lucinha desafia seus agudos. Com mais acertos que erros, Lúcia é feito com bom gosto, do repertório ao tratamento musical. A intérprete é segura do que quer, tem conhecimento musical e pode crescer à medida que explorar novos ambientes vocais. Com as bênçãos de Chico, Miúcha e outros bambas, ela pode seguir pescando pérolas perdidas no tempo da MPB. O Brasil agradece pelas lembranças.

 

SERVIÇO

 

Lúcia Menezes – Lúcia

Participações de Chico Buarque e Miúcha

Biscoito Fino

14 faixas

Quanto: R$ 24,90

 

O que você achou desse conteúdo?