Logo O POVO+
Jogo de tabuleiro Pablo estimula jogadores a soltarem a voz cantando
Vida & Arte

Jogo de tabuleiro Pablo estimula jogadores a soltarem a voz cantando

Desenvolvido por um gaúcho radicado no Ceará Pablo chega ao mercado para fazer todos soltarem a voz
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Gabriela Custódio

Especial para O POVO

gabrielacustodio@opovo.com.br


Ao ouvir o nome “Pablo”, o que vem à mente? O personagem do Qual é a Música?, apresentado por Silvio Santos a partir da década de 1970? O cantor das sofrências que embalaram dores de cotovelo mais recentes? O administrador Marcos Mayora recorreu à primeira referência para nomear o party game que tem como objetivo cantar músicas cujas letras encaixem o máximo de palavras das cartas que os jogadores têm em mãos. Depois de três anos desde a ideia, incluindo as fases de desenvolvimento, testes e ajustes, o jogo Pablo chega ao mercado pela Mandala Jogos.


Foi das brincadeiras com a namorada, Kevly Ciesca, 30, que Mayora tirou a ideia para o jogo. “Ela tinha uma mania muito chata de completar o que eu estava falando com música porque demorava para responder (risos)”, comenta. Segundo Mayora, todo o processo foi “espontâneo”, das regras ao nome, pois todas as ideias e referências já faziam parte da vida do casal e dos amigos. “Relaciona muito fácil o Pablo do Qual é a música? com o jogo. Um era a cara do outro”, afirma.


Não há muitos mistérios para jogar. Com proposta simples, de acordo com o criador, Pablo “é um jogo para se divertir com os amigos”. Cada integrante do grupo de três a oito jogadores recebe cinco cartas e soma pontos extras quando consegue juntar mais de uma palavra ao cantar a música. Se um jogador tem alguma carta que se encaixa na música que o amigo está cantando, pode cantar junto e ganhar bônus. “Acaba virando um karaokê analógico, todo mundo vai cantando e somando pontos”.
[QUOTE1]
Trabalhar com jogos

Para trabalhar com o desenvolvimento de board games, Mayora afirma que o cenário brasileiro é “mais autônomo”. “Você cria o jogo, desenvolve, testa e, quando achar que está sólido, tenta chegar nas editoras”, explica. Esse foi o caminho para Pablo chegar ao público. Após criar as regras e desenvolver protótipo, Marcos realizou testes em casa e em estabelecimentos como a luderia Balboa’s, em Fortaleza, e ludolocadora Funbox, de São Paulo, para observar a mecânica do jogo e descobrir possíveis dúvidas e problemas. Outra possibilidade neste mercado é fazer projetos de financiamento coletivo.

 

Segundo o criador, a internet foi aliada do processo de desenvolvimento do jogo. A repercussão na comunidade BoardGames Brasil, que conta com 16.076 membros no Facebook, deu boa visibilidade à criação e, desde o início, gerou ansiedade pelo lançamento. “Para o Pablo foi muito fácil porque ele teve esse boom da comunidade. No momento em que estourou e todo mundo ficou querendo muito ele, as editorias vieram falar comigo”, conta.


Opções na Capital

Para os fãs de games analógicos, Fortaleza oferece cada vez mais opções. Além de os jogos terem ganhado as próprias prateleiras em grandes livrarias da Cidade, há também estabelecimentos que nasceram com a intenção de reunir amigos para as partidas, como o Café Lúdico e a Balboa’s Luderia e Cheesesteak House. “É um mercado que está crescendo cada vez mais (no Ceará e no Brasil]), que gira muito dinheiro lá fora (do País)”, comenta o administrador.

 

Pedro Parente, proprietário da luderia Balboa’s, iniciou o negócio a partir do gosto pessoal por jogos. De acordo com ele, são os party games que mais atraem o público, pela interação que proporcionam em grupo. Assim como discos de vinil, Parente afirma que os jogos de tabuleiro trazem um diferencial para o público em “uma época tão eletrônica”. “Claro que não abandonamos o (jogo) virtual, eles começam a dividir espaço de novo”, complementa.

 

SERVIÇO

 

Balboa’s Luderia e Cheesesteak House

Onde: rua Júlio Abreu, 160, loja 4

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 17h às 22h

Telefone: 98804 1041

Café Lúdico

Onde: rua Delmiro de Farias, 685

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 16 às 22 horas

Telefone: 3067 7700

Livraria Leitura

Onde: shopping RioMar Fortaleza

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, aos domingos, das 14h às 21h

Telefone: 3045 0300

SAIBA MAIS

 

Regras

Pablo contém 140 cartas de notas musicais, com palavras em português e inglês, divididas entre notas-coringas e notas difíceis, médias e fáceis. Errou? Recebe uma carta de tomate, passa a vez para o próximo e troca todas as notas por novas cartas. Outros mecanismos são a carta de microfone que pode ser usada para trocar cartas quando as palavras não lembram nenhuma música - e a ficha de onomatopeia - para ser utilizada quando a música tiver barulhos que não sejam exatamente palavras.

Onde encontrar Pablo

O jogo está disponível para compra online no site da Mandala Jogos. Na Capital, Pablo pode ser adquirido em pontos de venda como a Balboa’s Luderia e Cheesesteak House e a livraria Leitura do Shopping RioMar Fortaleza.

Compra online: mandalajogos.com.br/pablo

Quanto: R$ 64,90

Outras informações: ludopedia.com.br/jogo/pablo

O que você achou desse conteúdo?