Logo O POVO+
Esportes, lazer e quadrilhas
Vida & Arte

Esportes, lazer e quadrilhas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Apesar do evidente destaque dado às demandas culturais, a Comissão de Cultura, Desporto e Lazer tem de pautar também os debates sobre esportes e festas em âmbito municipal. “No caso do esporte, tem um número maior de vereadores que acompanham, tem uma tradição maior dentro da Câmara. Já o debate sobre a cultura é mais restrito”, destaca o vereador Guilherme Sampaio (PT), pontuando que tanto cultura quanto esporte vem ganhando “visibilidade” por não estarem mais na mesma comissão da educação. “Hoje cultura e esporte podem ter protagonismo. Naturalmente a educação os deixavam em segundo plano”, avalia.


Apesar da divisão da extinta Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, o vereador Márcio Martins (PR), que preside o comitê na nova legislatura, aponta como fundamental manter o diálogo com a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, atualmente presidida por Jorge Pinheiro (PSDC). “É importante que a cultura não seja mais um anexo dentro da educação, mas eu tenho a compreensão de que não se pode falar em cultura sem falar em educação. Estão em comissões separadas, mas é importante a interlocução”, aponta Márcio, que dentro da comissão é responsável por indicar relatores e pelo voto de minerva em caso de empate.


Se depender do líder na nova legislatura, as festas juninas ganharão ainda mais destaque nas pautas da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF). O parlamentar, que se intitula “quadrilheiro”, é presidente do conselho administrativo da Federação de Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará.


“O Márcio é representante de um movimento gigantesco, uma cadeia econômica fortíssima e pouco pensada e valorizada”, elabora Guilherme. Para o vereador, responsável por projeto de criação da Comissão de Cultura, o perfil de Márcio é importante por dar voz a manifestações populares. “De forma preconceituosa, o debate sobre cultura é restrito a determinadas linguagens e porta-vozes e acaba sendo desprezado o potencial da cultura popular”, finaliza. (Renato Abê)

O que você achou desse conteúdo?