Logo O POVO+
O músico e poeta emersoN bastoS lança disco nesta sexta-feira
Vida & Arte

O músico e poeta emersoN bastoS lança disco nesta sexta-feira

O músico e poeta emersoN bastoS, conhecido por vender seus livros nas ruas da Capital, lança o primeiro disco hoje no Amici's. Ele sobe ao palco com a banda O Jardim de Acordes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]
Renato Abê

renatoabe@opovo.com.br


O poeta e músico emersoN bastoS defende que as convenções existem para ser questionadas. Para o artista de 31 anos, a arte pode quebrar a ordem imposta pela vida. “Começo meus textos por um ponto ‘inicial’ e termino com letra maiúscula, assim como assino meu nome. Acredito que a poesia só começa pelo fim do poema, porque poesia é o que vem depois das letras, é o estado, a essência que fica”, concebe. O artista lança hoje, às 20 horas, no Amici’s Bar, seu primeiro disco, relacionamentoS afetivoS romanticamentE políticoS.


Mais do que a coragem romântica e ideal, o poeta aprendeu que é preciso atrevimento cotidiano para sobreviver do seu trabalho. Natural de Araraquara, interior de São Paulo, ele largou a carteira assinada como motorista de transporte público e saiu pelo País, procurando um jeito de viver de poesia. “Eu não aguentava acordar todos os dias pra fazer o que eu não gostava, eu estava me matando”, lembra. Depois de um período em Goiás e na Bahia, emersoN firmou morada em Fortaleza. “Foi aqui que eu comecei, de fato, a trabalhar com minha arte”, se orgulha, lembrando que quando tinha 15 anos veio à Capital pela primeira vez e há três anos resolveu vir para ficar.


Por conta própria, o artista produziu livretos e passou a vendê-los pelas ruas, bares e equipamentos culturais de Fortaleza. “Não é fácil abordar as pessoas para vender seu trabalho, você tem que provar que aquilo tem valor”, conta. Após mais de 15 mil publicações vendidas e jornadas de até dez horas divulgando seu trabalho, conseguiu juntar dinheiro para gravar seu primeiro CD, que hoje será apresentado ao público numa mescla de folk, MPB e rock.


O Jardim de Acordes

No processo de transformar poesia em música, o artista contou com a união de amigos, que, mesmo sem recurso financeiro, se uniram em torno do poeta. Assim surgiu a banda O Jardim de Acordes. “Eu estava no Centro Dragão do Mar e ele veio me apresentar sua poesias. A gente trocou uma ideia e percebeu que tinha em comum essa mistura da música com poesia, que estão muito ligadas, no mesmo caminho”, conta a baterista Ayla Lemos, que há um ano trabalha com ele.

 

Amigo do poeta há 15 anos, o guitarrista Bee Mesquita diz não ter pensado duas vezes na hora de comprar a ideia do projeto musical. “Ele tem alma artística, é muito talentoso e pega no pesado com essa venda de mão em mão, que é tão difícil”, aponta o músico. Além de Ayla e Bee, a banda é formada também por Alan Sales (Baixo) e Samara Sampaio (Violino). O disco foi produzido por Matheus Brasil.


Apesar das dificuldades, emersoN celebra estar conseguindo viver da sua criatividade ao lado de amigos. “É isso que eu quero passar, que é possível buscar independência através daquilo que se ama”, inspira o poeta.

 

SERVIÇO

 

Show de emersoN bastoS e O jardim de Acordes

Quando: hoje, a partir das 20 horas

Onde: Amici’s Bar (rua Dragão do Mar, 80 - Praia de Iracema)

Quanto: R$ 10

Telefone: 985253445

Ouça o disco na íntegra: goo.gl/OAT1cY

 

O que você achou desse conteúdo?