Logo O POVO+
Exposição reúne fotografia e saudade
Vida & Arte

Exposição reúne fotografia e saudade

Reunindo 123 imagens, mostra A Arte da Lembrança agrupa 36 artistas de seis estados brasileiros
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Renato Abê

 

Quantos pixels são necessários para registrar uma ausência? A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira abraça esse desafio poético: gravar reminiscências em imagens. A exposição abre para visitação amanhã no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e fica em cartaz até 26 de março. Realizada pelo Itaú Cultural, a mostra reúne 123 imagens de fotógrafos de seis estados: Ceará, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

[QUOTE1]

“A proposta não é tratar a saudade do ponto de vista da dor, do sofrimento. A exposição está muito mais ligada à melancolia, uma saudade próxima da literatura”, formula o curador Diógenes Moura, que há 10 anos vem realizando pesquisa sobre o tema. Entre as imagens selecionadas, fotografias tiradas entre 1915 e 2015. As obras incluem desde eventos públicos, como a construção de Brasília, a momentos de luto em família.

[FOTO2]

Entre os artistas, nomes como Alcir Lacerda, Alberto Ferreira, Irene Almeida, Luiz Braga, Gilvan Barreto, Paula Sampaio e os cearenses Márcio Távora e Luiz Carlos Barreto. “É um desafio muito grande transformar em fotografia um significado tão volátil, tão imaterial. Por isso mesmo, a exposição ficou tão bonita e cheia de significados”, afirma Gilvan Barreto, fotógrafo pernambucano radicado no Rio de Janeiro há onze anos.

[FOTO3]

Gilvan destaca ainda a complementação entre foto e texto dentro da exposição. “São imagens que renascem de palavras”, elabora o fotógrafo. “Unimos fotografia, literatura e existência”, faz coro o curador, apontando que os registros escritos que acompanham as imagens são importantes para traçar os percursos da saudade ali contados. “A ideia é fazer o espectador entrar na imagem de todas as maneiras”, aponta Diógenes.


SERVIÇO

 

Exposição A Arte da Lembrança

Quando: a partir de amanhã, 18. De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 19 horas. Fim de semana, das 14h às 20h30min. Onde: Museu de Arte Contemporânea do Dragão do MAr (rua Dragão do Mar, 81 (Praia de Iracema) Gratuito Telefone: 34888622

 

O que você achou desse conteúdo?