Logo O POVO+
Ana Farache assume coordenação da Fundação Joaquim Nabuco
Vida & Arte

Ana Farache assume coordenação da Fundação Joaquim Nabuco

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Joao Gabriel Tréz

ESPECIAL PARA O POVO

joaogabriel@opovo.com.br


A Fundação Joaquim Nabuco, criada pelo sociólogo Gilberto Freyre, é um dos principais equipamentos culturais de Pernambuco e tem no cinema uma das principais forças, contando com duas salas em Recife. Uma mudança na coordenação do Cinema da Fundação, divulgada no início desta semana, provocou reações contrárias no setor do audiovisual pernambucano. A mudança em Recife, entretanto, não deve impactar na programação do Cinema do Dragão-Fundação, em Fortaleza, conforme apurou O POVO.


O cargo de coordenação do Cinema é responsável pela administração e programação das salas. Antes ocupado pelo cineasta Kleber Mendonça Filho (Aquarius), que pediu exoneração em outubro do ano passado, ele agora é da jornalista e fotógrafa Ana Farache, como divulgado na segunda, 16, pelo presidente da Fundaj, Luiz Otávio Cavalcanti. A expectativa de parte da classe, no entanto, era de que o crítico Luiz Joaquim, parceiro de Kleber, funcionário do Cinema da Fundação há 15 anos e ocupante interino da vaga, fosse promovido à coordenação.


A partir de declarações oficiais e postagens em redes sociais, as críticas à escolha de Ana Farache passam quase sempre pelo receio de descontinuidade no perfil do Cinema e das possíveis motivações políticas para a não promoção de Luiz Joaquim. O próprio Kleber Mendonça Filho, em nota publicada em seu Facebook, afirmou que via a promoção do crítico como “a única opção no sentido de o trabalho no Cinema da Fundação ter continuidade”.


Dragão-Fundação

As operações do Cinema da Fundação, de Recife, e do Cinema do Dragão-Fundação, de Fortaleza, são independentes em termos administrativos e também de programação, apesar de ligadas à Fundaj - na Capital, o acordo é de parceria entre a Fundação e o Instituto Dragão do Mar. Na prática, isso significa que as mudanças da coordenação em Recife não impactam na estrutura de Fortaleza.

 

Funcionando há mais de três anos, o Cinema do Dragão-Fundação é um dos principais polos de exibição da Capital. Ele ainda conta com programações especiais e de estímulo ao acesso e consumo do audiovisual cearense e nacional. Atualmente, as salas do Cinema recebem a Mostra Retrospectiva 2016/Expectativa 2017, que segue até o dia 25 deste mês.

 

O que você achou desse conteúdo?