Logo O POVO+
20ª edição da Mostra de Tiradentes começa amanhã
Vida & Arte

20ª edição da Mostra de Tiradentes começa amanhã

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Isabel Costa

isabelcosta@opovo.com.br

 

Mais de 100 filmes serão apresentados ao público e a crítica durante a 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que começa amanhã, 20, na cidade mineira. Serão nove dias de programação gratuita e encontros que envolverão 60 profissionais da área, realizadores, pesquisadores e jornalistas. Além das exibições, a mostra terá quatro debates conceituais, um debate internacional, dois diálogos do audiovisual, 15 bate-papos que integram a série Encontros com a Crítica, Diretor e Público e oito Sessões Cine-Debate, com olhares variados aos filmes apresentados na programação.


A temática central é “Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção”. Dentro da programação do evento acontece a Mostra Aurora, que completa dez anos em 2017. As exibições são extremamente aguardadas pelo público e pelos especialistas. Os sete títulos inéditos serão avaliados pelo Júri da Crítica e disputam o Troféu Barroco e prêmios de parceiros do evento. Nesta edição concorrem três longas de Minas Gerais, três longas de São Paulo e o longa cearense Corpo Delito, do cineasta Pedro Rocha.


O Ceará também estará presente na Mostra Foco. Dois curta-metragens do Estado foram selecionados: Cinemão, de Mozart Freire, e Vando Vulgo Vedita, de Andreia Pires e Leonardo Mouramateus. Eles concorrem com outras nove produções - oriundas de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. O vencedor também leva o Troféu Barroco e prêmios de parceiros do festival para o incentivo a novas produções.


As atrizes, produtoras e diretoras Helena Ignez e Leandra Leal serão homenageadas pela Mostra de Tiradentes pelo relevante trabalho feito no audiovisual brasileiro nos últimos anos. O tributo se estende ao longo do evento, com a exibição dos filmes da Mostra Homenagem e o debate “O percurso de Helena Ignez e Leandra Leal”.

 

O que você achou desse conteúdo?