Reforço no S de SUV de luxo
A nova versão do compacto de luxo da Mercedes-Benz teve mudanças estéticas e ganhou atributos para enfrentar o animado segmento de SUVs de luxo no BrasilJocélio Leal
ENVIADO A SÃO PAULO*leal@opovo.com.br
[FOTO1]O Mercedes-Benz GLA 2018 tem mudanças um tanto discretas. E elas são, sobretudo, estéticas. Aos olhos de quem pretende entrar para a família ou trocar a versão antiga deste SUV (sport utility vehicle) compacto de luxo pela nova, grade frontal e para-choques chamam mais a atenção.
O preço começa em R$ 158.900. Este é o valor da Style 1.6 turbo flex. Um novo modelo e um novo preço. Subiu cerca de R$ 9 mil. A mais cara, a topo de linha GLA 45 AMG, estará nas lojas apenas no próximo mês. É a única que não sai da fábrica da Mercedes em Iracemápolis (SP). Neste modelo, motor 2.0 turbo de 381 cv. Paga-se R$ 359.900 pelos agregados.
Há um tom esportivo no para-choque dianteiro. Mais largo e com detalhes em alumínio. Nenhuma mudança no formato dos faróis. Todavia, da versão Advance em diante são de LED.
Na traseira, novas lanternas. São agora fumê e luzes na horizontal. A referência é assumida e vem do sedã Classe E. A montadora chama de Stardust. O novo layout das lanternas cumpre a função de gerar a ideia de uma carroceria mais larga.
A estética. A Mercedes caprichou também por dentro. O acabamento traz agora detalhes cromados e em aço escovado. Conectividade. Não há um modelo lançado que não tenha nesta promessa um de seus trunfos. Para o novo GLA, a Mercedes anunciou Android Auto e Carplay para smartphones. Vê-se em tela de seis polegadas, porém, sem sensibilidade ao toque.
[FOTO3]O POVO guiou o modelo entre o bairro do Itaim-Bibi até o litoral Norte paulista, na Praia de Camburi, litoral de São Sebastião. Indo e voltando, cerca de 230 km. Foi quase todo em rodovia, mas fizemos também um trecho de terra batida. Nada que exigisse muito, mas serviu para mostrar como se sai fora do conforto do asfalto.
É possível sentir o quanto a carroceria é firme. A direção elétrica é um manjar. As manobras, sobretudo fora da estrada, mostraram isso. À medida que ganha velocidade, ela fica mais firme, aumentando a sensação de segurança. Os bancos do motorista são ajustáveis por comandos elétricos. O mesmo para as costas. Possível regular altura e profundidade na coluna de direção.
Quem entra em um Mercedes tem suas exigências. No modelo, a ignição é apertando um por botão. Entretanto, é necessário apertar botões na chave para abrir e travar as portas. Esqueça a comodidade da função presencial, na qual basta ter a chave no bolso.
Um incômodo mercediano para quem não é acostumado está na localização da alavanca do câmbio. Assim como os demais modelos da marca, fica no volante, com comandos a serem dominados olhando para o painel.
O GLA está no Brasil desde 2004 e começou a ser fabricado no País em 2016. Do jeito que era, consegue ser o vice em vendas da marca, atrás do Classe C, também paulista. Agora, com as mudanças, ganha fôlego para brigar com tantos outros SUVs de luxo na pista.
*O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz
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