Ela é bem resolvida
O marketing da GM pesquisou que 87% dos donos de picapes desejam um modelo automático e agora decidiu lançar a versão etanol-gasolina da sua picape média. O resultado agradaJocélio Leal
ENVIADO A CAMPINAS (SP)*leal@opovo.com.br
[FOTO1]A Chevrolet pôs na pista – e também fora dela - a nova picape S10 Flex (etanol e gasolina) com câmbio automático. No navegador da picape uma missão clara: brigar com a Toyota Hilux, até hoje a única do segmento Flex com transmissão automática. O modelo chega às lojas a partir de R$ 107.990 na versão mais básica, a LT 2.5 Flex AT6 4x2. Já a topo de linha estreia por R$ 129.990, a LTZ 2.5 Flex AT6 4x4.
O marketing da GM identificou que 87% dos donos de picapes desejam um modelo automático. Na pesquisa, viu que este perfil de consumidor quer uma picape 4x2 ou 4x4 robusta e tecnológica, porém, com preço mais baixo do que a versão diesel – algo como 20% a menos. Quem não quer saber de picape Flex foge do consumo de combustível maior. Para este fator, promessa da GM de consumo semelhante ao do modelo manual.
Citando o Inmetro, a montadora alega a nota máxima na classificação. A nova configuração 4x2 da picape faz a gasolina 9,4 km/l na estrada e 7,9 km/l na cidade. Com etanol os resultados seriam de 6,4 km/l e 5,3 km/l, de modo respectivo. Nas contas da GM, até 1,3 km/l em relação à Hilux. No 1º trimestre do ano, a Hilux teve 7.406 emplacamentos, contra 5.878 da S10.
O POVO guiou a nova S10 em trechos de autoestrada e rodovias entre Campinas (SP) e a fazenda Dona Carolina, em Itatiba (SP) - cerca de 130 km - e também em circuito off-road. A sensação foi de conforto no asfalto e segurança no off-road. Os coxins tiveram a rigidez alterada em uma pista de testes, foi possível testar os recursos para uso fora de estrada.
A grande novidade, entretanto, a transmissão automática, está disponível apenas nas configurações LT (intermediária) e LTZ (Luxo). Nesta, dentre outros itens, direção elétrica progressiva inteligente, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, assistente de rampa, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e lanternas com LED. E mais: banco do motorista com ajustes elétricos, telemática avançada OnStar Exclusive e multimídia MyLink com Android Auto e Apple Car Play. A S10 roda com motor 2.5 CIDI e transmissão de seis velocidades com sistema Clutch to Clutch, que torna mais fácil a troca de marcha.
A linha Flex 2018 já segue o novo padrão global de identificação do nome do veículo e da versão pela carroceria. O logotipo “S10” aparece agora na parte inferior das portas dianteiras e esquerda da tampa da caçamba. No lado direito fica a identificação da versão de acabamento.
A S10 Flex automática acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, usando seu motor 2.5 (206 cavalos) com injeção direta de combustível e a transmissão automática de seis velocidades com tecnologia Clutch to Clutch, que promete trocas rápidas.
Uma novidade é a possibilidade de partida remota do motor pela chave, algo até então cingido aos modelos a diesel mais caros. A tecnologia permite que a cabine seja climatizada antes dos ocupantes adentrarem nela, por exemplo. A Chevrolet era cobrada por não lançar esta versão. Agora ficou resolvido. Bem resolvido.
*O jornalista viajou a convite da GM
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Saiba mais
O segmento de picapes é dividido em compactas, as médias compactas, as médias compactas Flex e as grandes.
O Marketing da Chevrolet traçou o perfil de consumidor de cada segmento. O comprador da compacta (como Chevrolet Montana, VW Saveiro e Fiat Strada) usa no dia a dia do trabalho e da vida pessoal.
O cliente que leva uma média compacta (Renault Oroch, Fiat Toro) vive em um bom apartamento que tem vaga capaz de receber um carro maior e já teve uma compacta antes.
O comprador da picape média Flex (como a S10 ou a Hilux) tem uma casa confortável, já está na terceira picape Flex e é leal ao segmento. Eventualmente, sai da área urbana e usa o carro em terreno mais adverso.
Já o dono de picape grande tem fazenda, busca status, tecnologia e conectividade. Ok, em alguns mercados, ele nem tem fazenda...mas busca status.
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