Logo O POVO+
Festa de Santo Antônio reúne uma multidão em Barbalha
Radar

Festa de Santo Antônio reúne uma multidão em Barbalha

Os festejos de Santo Antônio foram abertos na noite de ontem em Barbalha, na Região do Cariri. O ponto alto foi a celebração da missa que abençoou o mastro
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Sob aplausos de milhares de pessoas em frente à Igreja Matriz de Barbalha, na Região do Cariri, o Pau da Bandeira foi erguido às 17h40min de ontem, em uma tradição secular que se repete e se renova ao longo dos anos, marcando o início dos festejos em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da cidade. O inusitado cortejo que reúne cerca de 300 carregadores do pau, e reinventa uma prática secular, percorreu com o suor dos homens os seis quilômetros de percurso desde a “cama do pau” - local onde é mantido para secar o grande jatobá cujo peso chega a escala das toneladas, e o pátio em frente à Igreja Matriz de Barbalha.

 

>> Veja galeria de imagens

 

O carregamento do pau da bandeira de Santo Antônio, em cuja extremidade é amarrada uma bandeira dedicada ao santo, começou e foi finalizado mais cedo este ano, antes mesmo de a noite cair sobre Barbalha.


É o momento de auge de um domingo que começou com a concentração de dezenas de grupos de cultura tradicional popular nordestina, reunidos na proximidade da Matriz, sob um sol forte e calor intenso desde as primeiras horas do domingo. Foram grupos de maneiro pau, penitentes, bandas cabaçais, reisados, caretas, Mateus, quadrilhas juninas, capoeira, dentre outros, que percorreram as ruas de Barbalha durante o domingo. A festa já é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Cultural (Iphan) como patrimônio cultural brasileiro.

 

Festa da cidade

Barbalha se enfeita para agradar aos filhos e receber os visitantes. Neste ano, a decoração ganhou elogios a mais, assim como a queima de fogos, que foi mais intensa e durou mais tempo. Pela manhã, na missa, lideranças políticas como o governador Camilo Santana, o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, os deputados federais José Guimarães, José Airton, Antônio Balhmann, entre outras lideranças, como Manoel Salviano, Giovanni Sampaio, Raimundo Gomes de Matos e Capitão Wagner, cumpriram a mesma caminhada do povo, sob o sol, dando uma trégua nas tantas especulações e negociações sobre o futuro da Presidência da República.

 

A festa de Santo Antônio de Barbalha foi aberta oficialmente neste domingo e continua até o dia 13.

 

* Enviada a Barbalha

O que você achou desse conteúdo?