PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Reforma política vira "tábua de salvação"

2017-08-10 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Passado o turbilhão dos escândalos de corrupção, as atenções dos parlamentares se voltam novamente para votar reformas. A intenção é aprovar medidas que alteram regras eleitorais, de modo a facilitar a eleição dos nomes que hoje ocupam o Congresso. Para valer já em 2018, as modificações devem ser aprovadas até 7/10.

[SAIBAMAIS]

Apesar de o principal argumento para promover a reforma política ser a melhoria do sistema, há propostas que servem para beneficiar os que já estão no poder. Partes dos textos que estão em discussão na Câmara já causa polêmica. Entre as propostas, a do “distritão” é uma das que têm gerado mais debate.


Defendido pelo PMDB, esse sistema prevê que os candidatos mais votados de cada estado sejam eleitos ao Legislativo. O voto seria baseado inteiramente na personalidade, sem aspecto ideológico ou partidário. Para o líder do PMDB na Câmara, Baleia Rossi, esse é o único caminho neste momento, mesmo que não haja os 308 votos para aprovar a PEC.


Os defensores da reforma argumentam que o modelo barateia a campanha, porque os partidos tendem a lançar apenas candidatos competitivos - em vez de formar chapas, como ocorre atualmente -, além de ser mais simples e fácil de o eleitor assimilar.


Ontem, parlamentares tanto da base quanto da oposição formaram uma frente contra a aprovação do distritão na Câmara. O principal argumento do grupo, que somaria cerca de 200 deputados, é de que esse modelo dificulta a renovação da Câmara, pois é personalista e enfraquece o papel dos partidos.


Esse sistema daria mais chance a celebridades e políticos já detentores de mandato, que já são conhecidos pela população, de se eleger, o que poderia beneficiar os parlamentares alvo hoje da Lava Jato. “O distritão é uma bolsa reeleição”, disse o deputado Henrique Fontana (PT-RS).


Fundo público

Diante da proibição das doações de empresas, outra medida que deve ser aprovada é a criação de um fundo público para financiar as campanhas. O montante, em 2018, deve chegar a R$ 3,6 bilhões. Até a conclusão desta edição, a discussão no colegiado ainda não havia sido encerrada, mas a expectativa era de que a votação sobre o fundo acontecesse no máximo até hoje.

 

Esse valor equivale a 0,5% da receita corrente líquida apurada nos 12 meses anteriores. A ideia inicial era de que essa quantia caísse para 0,25% nas eleições seguintes, mas essa parte foi retirada do texto, o que inchou ainda mais o fundo.


O relatório do deputado Vicente Cândido também propõe a extinção do cargo de vice, da figura do suplente de senador e o estabelecimento de mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Essas propostas, no entanto, devem ser derrubadas pelos deputados. (com agências)

 

Saiba mais


Voto proporcional

Pelo modelo atual, chamado de proporcional, o candidato mais votado não garante necessariamente uma cadeira na Câmara. Ele soma o número de votos de todos os candidatos e da legenda e, a partir daí, se define quantos assentos o partido terá direito. Os mais votados dentro da sigla são eleitos. Por isso, ocorre o fenômeno dos puxadores de votos, como Tiririca (PR-SP), que ajudam a eleger parlamentares com baixa votação. Muitos partidos, como o PT e o PSDB defendem o voto distrital misto que combina o distrital e o proporcional.

[FOTO2]

Isabel Filgueiras

TAGS