PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Operação prende oito dos 13 vereadores de Itarema

2017-06-29 01:30:00

A Polícia Civil do Ceará prendeu preventivamente ontem oito dos treze vereadores de Itarema, Zona Norte do Estado. As prisões seguem desdobramentos da 2ª fase da “Operação Fantasma”, conduzida pelo Ministério Público do Ceará (MP-CE) e que investiga suposto esquema de contratação de servidores inexistentes pela Câmara de Itarema.


Ao todo, foram cumpridos 19 mandados judiciais de busca e apreensão, 32 de condução coercitiva e nove de prisão preventiva – incluindo oito vereadores e a diretora de Recursos Humanos da Câmara, Maria José Carneiro Rios. Além das prisões, foi decretado pela Justiça o afastamento de todos os vereadores e da diretora, além de outros servidores do Legislativo.


A investigação teve início após denúncias de uma pessoa que se sentiu prejudicada por não conseguir receber benefício previdenciário em razão de um suposto vínculo com a Câmara, até então desconhecido pela vítima. Iniciou-se então a investigação da contratação de servidores fantasma pela Câmara Municipal, com a decretação de ações de busca e apreensão na Casa.


Segundo as investigações, várias pessoas teriam sido contratadas pelo Legislativo Municipal e recebiam salários sem comparecer ao prédio da Câmara. Enquanto alguns “fantasmas” eram obrigados a repassar parte de seus vencimentos aos vereadores, outros prestavam serviços sem nenhum vínculo formal com a Casa – geralmente para mascarar casos de nepotismo.


Ministério Público

Segunda fase da Operação foi conduzida em parceria entre a promotoria de Itarema e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Também compuseram equipes de investigação promotores de Cruz e Morrinhos. Equipes irão conduzir depoimentos com os suspeitos durante toda esta quarta-feira.

O MP estima que denúncias contra os investigados serão apresentadas à Justiça nos próximos dias. Eles são investigados por crimes de estelionato, falsidade ideológica, falsidade de documento particular e peculato. A 1ª fase da “Operação Fantasma” aconteceu em abril de 2017.


O POVO tentou entrar em contato com a Câmara Municipal de Itarema, mas as ligações não foram atendidas até o fechamento desta página.

 

Adriano Nogueira

TAGS