PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

8 deputados cearenses declaram voto a favor da denúncia contra Temer

2017-06-28 01:30:00

Dos 22 deputados federais cearenses, oito afirmaram ao O POVO que votarão pela abertura do processo contra Michel Temer (PMDB) no Supremo Tribunal Federal (STF). Outros dois declararam voto contrário, enquanto quatro preferiram não responder à questão. A reportagem tentou entrar em contato com todos os parlamentares do Estado, mas oito deles não atenderam às ligações nem responderam por meio da assessoria de imprensa.


O STF só pode começar a investigar o presidente se a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR), enviada na última segunda-feira, 26, for aceita pela Câmara dos Deputados. Para abrir a investigação, são necessários 342 votos na Casa.


Os votos cearenses contrários ao presidente vieram dos petistas Luizianne Lins, José Guimarães e José Airton Cirilo, dos pedetistas André Figueiredo, Leônidas Cristino e Ariosto Holanda, além de Chico Lopes (PCdoB) e do correligionário de Temer, Vitor Valim. “Tem que votar a favor, né?”, respondeu Valim apressado, sem entrar em detalhes.


“Esse é um dos caminhos que temos para a retirada desse governo ilegítimo que está destruindo os direitos sociais”, disse Luizianne, que também defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a realização de eleições diretas. “Esse é um clamor da grande maioria da população e é a única saída realmente democrática para a crise”.


Presidente do PDT no Ceará, Figueiredo afirma que a sigla já fechou questão sobre isso. Ele argumentou contra quem defende a manutenção de Temer para não gerar mais instabilidade. “É inadmissível termos que ficar dependentes de uma pretensa estabilidade às custas de um presidente denunciado por corrupção”, disse.


Base de Temer

Os dois que declararam votos contrários à abertura são Gorete Pereira (PR) e Aníbal Gomes (PMDB). “As razões são essas: ainda não há comprovação, seria necessário ver antes se os delatores estão falando a verdade, e porque acho que não será bom para o País, vai trazer instabilidade, e no próximo ano já tem eleições”, disse o parlamentar.

 

Um dos que preferiu não declarar o voto ainda, Cabo Sabino (PR) argumenta que precisa ver a denúncia e a defesa antes. “Eu vou ser um julgador, como vou julgar sem a legítima defesa e o contraditório?”, questiona. Foi o que também alegou Danilo Forte (PSB). Domingos Neto (PSD) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB) disseram que vão esperar a posição do partido.

 

Placar da denúncia


Oposição precisa de 342 votos na Câmara dos Deputados para abrir as investigações no STF. No Ceará, a maioria que declarou voto é favorável à abertura do processo.


A favor da abertura:

André Figueiredo (PDT)

Chico Lopes (PCdoB)

Ariosto Holanda (PDT)

Leônidas Cristino (PDT)

Vitor Valim (PMDB)

José Airton Cirilo (PT)

Luizianne Lins (PT)

José Guimarães (PT)

 

Contra a abertura:

Aníbal Gomes (PMDB)

Gorete Pereira (PR)

 

Não quis responder:

Cabo Sabino

Danilo Forte

Domingos Neto

Raimundo Gomes de Matos

 

Quem não atendeu:

Vaidon Oliveira (DEM)

Moses Rodrigues (PMDB)

Adail Carneiro (PP)

Macedo (PP)

Paulo Henrique Lustosa (PP)

Ronaldo Martins (PRB)

Genecias Noronha (SD)

Odorico Monteiro (PSB)

 

Letícia Alves

TAGS