PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Petição para investigar Transfor chega ao Ceará

2017-05-18 01:30:00

A petição 6.808 que pede para investigar as obras do Transfor chegou ontem à Procuradoria da República no Ceará. O documento havia sido encaminhado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), conforme a assessoria de imprensa, no último dia 9 deste mês.


O pedido de abertura de inquérito pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato na Suprema Corte, teve como base as delações premiadas dos ex-executivos da Odebrecht João Antônio Pacífico Ferreira e Ariel Parente Costa.


As colaborações apontam supostas irregularidades no processo de licitação da obra. A petição foi encaminhada para a Justiça no Ceará por não haver “menção a crimes praticados por autoridades detentoras de foro”.


As obras de melhoria do trânsito em Fortaleza iniciaram em 2008. Composto de duas etapas, o projeto teve mais de uma licitação e foi orçado em

US$ 142 milhões, o equivalente, hoje, a mais de R$ 440 milhões, que foram financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) junto à Prefeitura.


A primeira licitação aconteceu em agosto de 2007, no governo de Luizianne Lins, sendo as empresas Queiroz Galvão e Galvão Engenharia vencedoras do primeiro consórcio, e a Empresa Industrial Técnica S/A (EIT) e Marquise do segundo.

Adriano Nogueira

TAGS