PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

PT e governo Temer acirram disputa sobre paternidade da transposição

2017-03-10 01:30:00

A briga entre o presidente Michel Temer e o PT pela paternidade das obras de transposição do rio São Francisco ganhou um novo capítulo ontem, com ofensivas de ambos os lados, na véspera da viagem de Temer para inauguração do equipamento.


Enquanto os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff publicaram notas para reivindicar o mérito pela transposição das águas, o peemedebista usou o seu porta-voz, Alexandre Parola, para falar dos investimentos feitos “nos últimos 10 meses”, em uma tentativa de mostrar que é seu governo quem vai entregar a obra.


Como tem feito desde que essa disputa começou, Lula recorreu às redes sociais para ressaltar que a obra começou na sua gestão. Na publicação de ontem, ele escreveu que muitos diziam que a transposição era algo impossível, “até que Lula foi lá e fez”, destacando que os trabalhos começaram em 2007, quando ele estava no primeiro ano do seu segundo mandato.


Dilma, em seu site, voltou a apresentar números para destacar que a maior parte dos investimentos foi feito no período petista “Os governos Lula e Dilma empenharam 92,40% e pagaram 87,50% da execução do projeto de integração do São Francisco, antes do golpe de 2016”, diz a nota. Na terça-feira, ela havia dito que 86,3% das obras estavam concluídas até abril do ano passado, um mês antes de Dilma ser afastada da Presidência.


Ontem à noite, o porta-voz de Temer convocou jornalistas para detalhar o trajeto do presidente na viagem de inauguração, os benefícios da obra e destacar que foram investidos R$ 602 milhões nos últimos 10 meses. Contando o período em que ficou como interino, desde o dia 12 de maio do ano passado. “Graças a isso, foi possível concluir os 217 quilômetros do Eixo Leste, entregar três das suas seis estações de bombeamento e instalar outras estruturas que estão trazendo as águas do São Francisco a municípios de Pernambuco e da Paraíba”, afirmou Alexandre Parola. (Agência Estado)

 

Adriano Nogueira

TAGS