PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Comissão aprova "passe livre" para viagens de Camilo

2017-03-10 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa aprovou “passe livre” para viagens ao exterior do governador Camilo Santana (PT) e da vice-governadora Izolda Cela (PDT).

[SAIBAMAIS]

Com a medida, apresentada pela Mesa Diretora da Casa, os chefes do Executivo ficam liberados para ausentarem-se do País, com prazo indeterminado, em 2017. Sem a medida, eles precisariam pedir autorização à Assembleia toda vez que fizessem uma viagem ao exterior.


A medida não é nova, sendo aplicada desde o primeiro governo Tasso Jereissati (PSDB), mas passou a ser adotada anualmente desde o segundo governo Cid Gomes (PDT). Expediente começou a ser cumprido após o governador se envolver em uma série de polêmicas com viagens ao exterior, incluindo episódio em que levou a família para a Europa, conhecido como “voo da sogra”.


Heitor Férrer (PSB) tem sido um dos maiores críticos do “passe livre” para gestores, afirmando que a ação prejudica a transparência sobre as viagens do governador. O opositor alega ainda que a medida fere competência da Assembleia em analisar caso a caso as viagens do chefe do Executivo.


O governo, no entanto, tem argumentado que a medida é legal e segue o que prevê a Constituição do Ceará.

As gestões também têm destacado a redução de gastos com viagens e diárias em todas as pastas do Executivo.


Aumento salarial

Foi suspensa ontem sessão da Assembleia que votaria projeto de aumento para policiais e bombeiros militares do Ceará. A queda ocorreu após pedido de votação nominal, feito pela base aliada, verificar a ausência do número mínimo de deputados no plenário para votação.

 

Com a suspensão, votação do projeto ficará para a próxima quinta-feira, 16. Representante de categorias militares, Capitão Wagner (PR) criticou a queda da sessão. Segundo ele, aliados do governo sabiam da ausência de quórum no plenário e pediram a verificação para “ganhar tempo”.


“O governo quer mais tempo para estudar. Não conseguiram em dois anos atender a categoria e agora querem ganhar mais uma semana”, afirma o parlamentar.


Na última quarta-feira, 8, Camilo Santana prometeu novo estudo para incrementar ainda mais salários de cabos e soldados da PM. O governador também destaca que, para algumas patentes, incremento salarial com a medida chegará a até 50%. Ele reforça ainda projeto de promoções para policiais militares aprovados no início de seu governo.

 

Carlos Mazza

TAGS