PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Nas redes sociais, teorias conspiratórias

2017-01-20 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Um dos mais antigos integrantes da força-tarefa da Polícia Federal na Lava Jato em Curitiba, o delegado Márcio Anselmo chegou ontem a publicar uma mensagem nas redes sociais na qual levantou suspeitas sobre o acidente que matou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki.

[SAIBAMAIS]

“Agora, na véspera da homologação da colaboração premiada da Odebrecht, esse ‘acidente’ deve ser investigado a fundo. Sinceramente, se essa notícia se confirmar, é o prenúncio do fim de uma era!”, escreveu. Em novembro de 2014, Anselmo já havia causado polêmica nas redes sociais ao chamar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “anta”. “Alguém segura essa anta, por favor.”


A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) instauraram inquéritos para apurar as causas da queda da aeronave. Segundo a PF, uma equipe de policiais especialistas nesse tipo de investigação foi enviada ao local do acidente.


Além disso, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica Brasileira, também enviou investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) para apurar a queda.

[FOTO2]

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou nota cobrando investigação do caso. “Diante das altas responsabilidades a ele atribuídas (...) é imprescindível a investigação das circunstâncias nas quais ocorreu a queda do avião”, diz a nota, assinada pelo presidente da Ajufe, Roberto Veloso.


Conspiração

O texto sobre o acidente foi apagado pouco tempo depois, mas alimentou uma corrente de teorias conspiratórias nas redes sociais sobre o episódio. Internautas também resgataram um post de maio do ano passado publicado no Facebook por Francisco Zavascki, filho de Teori, no qual ele fez um “alerta”.

 

“É óbvio que há movimentos dos mais variados tipos para frear a Lava Jato. Penso que é até infantil imaginar que não há, isto é, que criminosos do pior tipo (conforme Ministério Público Federal afirma) resolveram se submeter à lei. Porém, alerto: se algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar. Fica o recado.”


Os seguidores do filho do ministro nas redes sociais escreveram centenas de mensagens “aconselhando” ele a não acreditar que foi um acidente. “Não acredite em acidente, Francisco. Foi crime premeditado”, escreveu um deles.


Outro foi além e citou o juiz Sérgio Moro: “Imaginem o que são capazes de fazer com nosso herói Sérgio Moro”. Alguns mais exaltados acusaram o PT pelo crime. No Twitter, o músico Lobão deu sua contribuição para a tese ao escrever em letras maiúsculas: “APAGARAM O TEORI!”.


Conhecida por suas polêmicas na Internet, a advogada Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, também entrou no debate.


“Tem de investigar a queda do avião, sim! Queremos investigação transparente, feita por equipe formada por membros de vários órgãos”, tuitou. (com agências de notícias)

 

Adriano Nogueira

TAGS