PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Estado não vai financiar o Carnaval

2017-01-26 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Letícia Alves

leticiaalves@opovo.com.br

Por causa da seca e da crise financeira, pelo menos 21 prefeituras do Estado não vão custear o Carnaval com dinheiro público neste ano. Dessas, nove ainda esperam promover a festa caso consigam o patrocínio de empresas privadas. Além disso, o governador Camilo Santana (PT) vetou o uso de recursos públicos estaduais para financiar a folia, que deve acontecer somente em cidades onde há tradição.

[SAIBAMAIS]

A Prefeitura de Fortaleza é a única, entre as que falaram com O POVO, que vai repassar dinheiro para a festa. Municípios como Beberibe, Paracuru, São Benedito e Aracati, porém, também devem investir no Carnaval, que já virou tradição e atrai milhares de turistas todos os anos, embora também devam contar com parcerias privadas.


O Crato, que teve um dos maiores carnavais do Estado no ano passado, com cinco dias de festa, é uma das cidades que estão dependendo de patrocínio privado. De acordo com o prefeito Zé Airton (PP), a festa será “simples”. “Hoje, a cidade está numa situação financeira muito difícil”, disse. O município é um dos 73 que decretaram estado de emergência.


Em Orós, cujo Carnaval em 2016 foi financiado pela Prefeitura e teve quatro dias, não vai haver comemoração este ano. O prefeito Simão Pedro (PMDB) afirmou que não deve buscar patrocínio. Ele argumenta que crise e falta d’água não permitem a realização da festa.

[FOTO2]

Os prefeitos de Maranguape e de Iracema, por sua vez, disseram que vai haver festa nas cidades, mas elas não sairão do bolso da Prefeitura. João Paulo (PHS), de Maranguape, disse estar confiante no patrocínio privado, enquanto José Juarez (PT), de Iracema, falou que vai fazer doação do seu próprio salário e também vai contar com a ajuda de comerciantes.


Presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José disse que a orientação do órgão é de só promoverem Carnaval se ele for tradicional na localidade. “Os municípios que não têm muita tradição, o prefeito tem de repensar, não há motivação para isso devido à crise financeira e hídrica que estamos passando”, respondeu.


Decreto

Pelo terceiro ano consecutivo, o governador proibiu órgãos estaduais de promoverem Carnaval, além do repasse de recursos para a festa. O decreto foi publicado na última terça-feira, 24, no Diário Oficial do Estado.

 

A vedação não inclui o Edital Carnaval do Ceará 2017, que disponibilizará R$ 1,2 milhão para projetos carnavalescos. A decisão foi tomada diante de cenário financeiro difícil e da grave crise hídrica.

 

Saiba mais


O Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) decide hoje qual recomendação dará às cidades do Estado em relação à realização do carnaval.


Presidente do órgão, Domingos Filho disse que vai encaminhar pela recomendação contrária à festa. Segundo ele, 73 municípios declararam situação de emergência. Além disso, 24 cidades estão com folha dos servidores atrasada.

 

Adriano Nogueira

TAGS