Logo O POVO+
No tom de Juliette
People

No tom de Juliette

Brindando 20 anos do Oscar que a consagrou na Academia de Hollywood e estreando seu segundo filme este ano, no Festival Varilux, a atriz francesa Juliette Binoche vive ótima fase
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A lista com os filmes de Juliette Binoche, 53, é imensa. A atriz, de talento casado a uma beleza típica francesa, tem seu nome associado a mais de 45 produções cinematográficas. A mais recente delas teve estreia no início do mês, com o Festival Varilux 2017. Em Telle mére, telle fille (Tal Mãe, Tal Filha, em português), Juliette promete arrancar boas risadas do público. A comédia, de direção de outra francesa, Noèmie Saglio, é um dos 19 filmes da maratona nas cores vermelha, azul e branca que roda até esta quarta-feira, 21, na cidade, e em outros estados, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro.

[QUOTE1]

Diferente do lado mãe no romance clássico dos anos 2000, Chocolate, de Lasse Hallström (Querido John, 2010, e Sempre ao Seu Lado, 2009, este último com Richard Gere como protagonista), Juliette Binoche aventura-se na vida quase não levada a sério. Na pele de Mado, mãe de Avril (a francesa Camille Cottin, 38), Juliette encarna uma “eterna adolescente despreocupada e louca que vive sustentada pela filha desde seu divórcio”, adianta a sinopse. No primeiro trailer de divulgação do longa, disponível no link mais adiante, o gostinho é de comédia das boas em mood à la parisiense.


A personagem da vencedora de Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, por seu desempenho marcante em The English Patient (O Paciente Inglês, 1997), com o qual celebrou sucesso em Hollywood, rendendo mais dois prêmios importantes como o de Melhor Atriz da British Academy of Film and Television Arts (BAFTA), evidencia, em cenas de Tal Mãe, Tal Filha, a versatilidade da atriz de ir do drama ao riso e vice-versa, com a mesma profundidade e delicadeza que lhe for exigida.


Quando a Mado, de Juliette Binoche, no filme, descobre que está grávida ao mesmo tempo em que a filha – a Avril casada, assalariada e organizada -, o convite para assistir o final dessa história fica mais irresistível. “A antiga pretendente do príncipe Harry nos prova que não é apenas humorista e que não tem nada a invejar das mais velhas. Diante do talento de Lambert Wilson, Juliette Binoche e Catherine Jacob, ela dá leveza e sutilidade ao roteiro”, avaliou o Public.fr. “Uma comédia original sobre o conflito de gerações e as relações mãe-filha, na qual Juliette Binoche, mais acostumada a papéis dramáticos, revela todo seu potencial cômico”, atribuiu já o francês Closer, também na página do Festival Varilux (www.variluxcinefrances.com).


Nas telas


Filha do cineasta, ator e escultor Jean-Marie Binoche com a professora, roteirista e atriz Monique Stalens, Juliette Binoche honra o talento herdado dos pais com uma vida dedida à sétima arte. Desde os 15 anos de idade, Juliette mantém seu olhar para a dramaturgia. Na época, frequentava o Conservatório Nacional de Arte Dramática de Paris. Alimentando a grande artista que seria e hoje orgulha seu país de origem, a Tereza de A Insustentável Leveza do Ser (1988) acumula vários prêmios e indicações de peso do cinema.


Dona do Cesar de Melhor Atriz (1993) e do prêmio, na mesma categoria, no Festival de Cannes (2010), a atriz tem mais dois longas à vista. Após estreia em A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell (2017) e do filme agora no Varilux, Juliette Binoche nos faz contar os dias para Un Beau Soleil Intérieur (drama-romance sem data ainda para o Brasil) e Polina (do gênero drama, com estreia prevista para agosto, no Brasil). É aguardar!


Multimídia


Veja o vídeo promocional de lançamento de Tal Mãe, Tal Filha, com Juliette Binoche em: bit.ly/2p19Ohj (em francês).

O que você achou desse conteúdo?