Logo O POVO+
Iana Soares: "Ninguém nasce fitness, torna-se fitness"
Opinião

Iana Soares: "Ninguém nasce fitness, torna-se fitness"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Assim como o movimento das placas tectônicas guarda alguma relação com os ipês que amarelam ao meio-dia, no aperto da Domingos Olímpio, há qualquer coisa que aproxima os hemisférios da mente e do corpo em uma aula de ritmos. Para o leitor fitness praticante, não há estranhamento em passar uma hora mexendo mãos, braços, joelhos e glúteos em uma sala cheia de espelhos. Para os que esquecemos o corpo em algum lugar ermo, quase apartado de si, recuperá-lo é como visitar Marte, fincar uma bandeira e fazer uma selfie para celebrar a conquista.

 

Há algumas semanas, fui “resgatada” pela equipe do Festival Costume Saudável, que acontece entre 25 e 27 de agosto, no Shopping RioMar. Junto com colegas de outros veículos de comunicação, topei o desafio da mudança de hábitos proposto pelos Mercadinhos São Luiz, em parceria com a Central do Corpo. Sedentária há incalculáveis anos, parei de adiar a retomada marcada para uma segunda-feira que nunca chegava.


O desafio chegou quando já havia tomado a decisão de ter mais atenção e carinho com o corpo. Há quase dois meses, troquei o carro pela bicicleta. Li essa frase em várias matérias feitas pelo O POVO e achava que era um verso bonito. No entanto, foram o suor e o vento no cabelo, além de alguns roxos na perna, que me mostraram a poesia guardada no corpo. A metástase de um câncer não é uma figura de linguagem, mas foi, sim, uma oportunidade de transformar uma coisa em outra coisa (beijos, Fernanda).


Adoecer faz a gente reparar no corpo. Embora não controle a multiplicação de células ingratas, decidi que contribuirei de forma ativa para ter saúde. Ainda não adquiri uma legging metalizada, mas tenho me divertido com essa experiência antropológica, com o devir fitness. Passei a investigar caminhos, a construir estratégias, a arquitetar planos mirabolantes como o de subir uma escada sem perder o fôlego. Quero mesmo é aprender a ficar de ponta-cabeça antes dos 40.


*Quem quiser acompanhar este mês de desafio pode procurar a hashtag #resgatesaudável e os stories que publico no meu perfil (@ianasoares), lá no Instagram.

 

Iana Soares

ianasoares@opovo.com.br
Jornalista do O POVO

 

O que você achou desse conteúdo?