Logo O POVO+
Roberto Macêdo: "A medalha Ivens Dias Branco"
Opinião

Roberto Macêdo: "A medalha Ivens Dias Branco"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Ao receber o telefonema do governador Camilo Santana informando que a primeira medalha Ivens Dias Branco, criada por ele para homenagear esse grande empresário, seria concedida ao meu pai, José Dias de Macêdo, senti-me honrado e muito feliz.


A homenagem póstuma a Ivens Dias Branco, feita pelo Estado do Ceará, com a instituição dessa medalha é também um justo reconhecimento ao nosso setor produtivo.


Muitos empresários que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do nosso Estado são merecedores dessa medalha e terão nela mais uma razão para serem distinguidos daqui para frente.


Teria muito a falar sobre os pensamentos e os feitos de José Macêdo, que, chegando aos 98 anos, mantém vivo seu interesse pelo progresso do Ceará, mas quero aproveitar este espaço para fazer alguns registros da minha admiração e respeito pelo saudoso Ivens, como empresário de sucesso e notável ser humano.


Ivens Dias Branco é motivo de orgulho não só para os empresários, mas para todos os cearenses. Sua trajetória brilhante o credenciou a ocupar lugar de destaque no meio industrial do Brasil. Tenaz e com refinado senso de empreendedor, comandou com dinamismo invulgar um conjunto diversificado de negócios em áreas que se estendem do setor de alimentos ao imobiliário. Era um homem de espírito realizador, pragmático e que só investia em um novo negócio depois de conhecê-lo profundamente.


O negócio iniciado por seu pai, Manuel Dias Branco, nas primeiras décadas do século passado, consolidou-se como um grupo empresarial de grande porte, de atuação nacional, graças, sobretudo, à capacidade de trabalho do Ivens. A força econômica das empresas que criou contribui consideravelmente para o desenvolvimento do País em várias dimensões, em uma dinâmica geradora de valor que emprega alguns milhares de brasileiros.


São muitas as características que distinguiam o empresário e a pessoa de Ivens e, dentre elas, despontavam a sua incansável disposição para o trabalho, sua larga visão empreendedora, a perspicácia na utilização de mecanismos de incentivos às atividades industriais, o seu elevado espírito humanitário, sua extrema simplicidade e fidalguia.


José Macêdo sempre o teve como um amigo. Ivens lhe chamava a atenção por seu exemplo de competência na construção de uma exitosa história empresarial, referência como pessoa cativante, como marido e pai exemplar.


A feliz iniciativa do governador Camilo Santana de criar a Medalha Ivens Dias Branco, que será entregue no dia 3/8, ao mesmo tempo que reconhece o mérito de quem já fez e faz, é um estímulo aos jovens empreendedores que, inspirados por esses exemplos, possam aplicar suas energias na construção do Ceará que desejamos.

 

Roberto Macêdo

roberto@pmacedo.com.br

Empresário

O que você achou desse conteúdo?