Logo O POVO+
Marcos Coelho: "II Festival das Culturas e as artes de todas as terras"
Opinião

Marcos Coelho: "II Festival das Culturas e as artes de todas as terras"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), na semana do seu aniversário, oferece mais uma edição do Festival das Culturas, agora em sua segunda edição, dando espaço para que expressões artísticas e culturais de três continentes possam fruir no espaço da integração. Tendo como tema “As Artes da Terra”, a extensa programação do II Festival das Culturas nos campi da Bahia e do Ceará visa evidenciar a diversidade cultural que o projeto político de integração internacional da Unilab encerra.


A terra é um dos aspectos fundamentais das culturas do Maciço do Baturité e do Recôncavo da Bahia. Na primeira região, grupos de sanfoneiros e vaqueiros são manifestações culturais estreitamente relacionadas com a terra. Na segunda região, o massapê é o barro que molda a cultura do dendê, onde a memória dos descendentes de escravizados, também oriundos do continente africano, se expressa por meio da cultura. Para os tsongas, um dos povos do sul de Moçambique, a terra é o bem maior da humanidade e, por causa dessa concepção, as autoridades políticas são consideradas a sua personificação. Para os bigajós, um dos povos da Guiné-Bissau, há uma ilha sagrada onde terra, lugar de fertilidade e produção da vida, não pode ser maculada.

Moçambique e Guiné-Bissau são apenas dois dos sete países da integração internacional associados à Unilab, distribuídos por três continentes: o africano, o americano e o asiático.


O Festival das Culturas é o espaço criado pelo Unilab para fazer convergir todas as diferentes expressões culturais ligadas à terra produzidas pelos mais diferentes povos que habitam a nossa universidade. Esta edição do Festival das Culturas estará permeada por uma diversidade de linguagens artísticas, como a música, dança, teatro, cinema e as artes plásticas. Contaremos também com mesas de discussão, debatendo temas relacionados com a arte e a cultura nas regiões, bem como serão oferecidas diferentes oficinas de produção artístico-cultural. Nesse aniversário de sete anos da Unilab, que possamos celebrar a diversidade encampada por nosso projeto político-pedagógico.

 

Marcos Coelho

marvindico@unilab.edu.br

Historiador e coordenador de Arte e Cultura na Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)
O que você achou desse conteúdo?