Logo O POVO+
Jesualdo Farias: "O Ceará avança"
Opinião

Jesualdo Farias: "O Ceará avança"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O prêmio Nobel de Química Alan MacDiarmid, morto em 2007, afirmava que os maiores problemas da humanidade em 2050 estariam associados a: energia; água; pobreza; alimentos/fome; meio ambiente; terrorismo e guerras; doenças; educação; democracia e população. Houve poucos avanços. Em alguns casos, como terrorismo e guerra; alimentos/fome, pobreza e democracia, houve retrocessos em muitas partes do planeta.

 

O Brasil, com as crises política e econômica que se arrastam desde 2014, vem perdendo competitividade internacional e acumulando quedas nos índices que medem a qualidade de vida da população. O PIB despenca, o desemprego ultrapassa 14 milhões de pessoas e a democracia agoniza. Na contramão do quadro nacional, o Ceará surge com índices positivos, especialmente na educação, na gestão fiscal, nos níveis de investimento, na transparência da gestão pública e no crescimento econômico.


Enfrentando um cenário adverso, acumulando cinco anos de seca, o Ceará vai superando com muita responsabilidade a maior crise econômica da história do Brasil. A boa gestão, que vem sendo mantida no Estado há mais de 30 anos, possibilitou investimentos em infraestrutura, com destaque para obras de abastecimento de água, de portos, aeroportos, rodovias e de geração de energia. Houve ainda um forte investimento na expansão da educação superior pública.


Hoje, são três universidades federais, três estaduais, um Instituto Federal e o Instituto Centec. Essas instituições juntas têm 48 unidades descentralizadas no Interior, atendendo a todas as 14 regiões administrativas do Estado. Associadas ao Cinturão Digital, estão centenas de pesquisadores em modernos laboratórios constituindo um enorme potencial transformador da realidade regional. O resultado deste processo é o acentuado desenvolvimento social e econômico das cidades diretamente atendidas pelas instituições de ensino.


Os recursos humanos, altamente qualificados daí decorrentes, configuram-se como o vetor propulsor de um futuro ainda mais pujante para o nosso Estado e para a superação até 2050 de problemas que tanto afligiam o Dr. MacDiarmid.

 

Jesualdo Farias

jesualdo.farias@gmail.com

Secretário estadual das Cidades e professor titular da UFC

O que você achou desse conteúdo?