Logo O POVO+
César Barreira: "Quando os saberes se encontram: ciência, cultura e arte na UFC"
Opinião

César Barreira: "Quando os saberes se encontram: ciência, cultura e arte na UFC"

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

César Barreira

 

cbarreira08@gmail.com

Diretor do Colégio de Estudos Avançados; Professor Titular da UFC

 

O Colégio de Estudos Avançados da UFC (CEA-UFC) inicia sua programação com um conjunto de atividades intituladas Painéis Interdisciplinares - Rompendo Fronteiras – Ciência, Cultura e Arte. A proposta visa à criação de um ambiente de caráter multidisciplinar, voltado para a discussão pública a respeito de temas científicos, tecnológicos, sociais, culturais e econômicos contemporâneos.


O CEA-UFC almeja a promoção de uma esfera pública crítica e representativa de sua missão científica, cultural e social que se expande para dentro e fora dos muros universitários. Reforça os desafios e projeções hoje postos no âmbito regional, nacional e internacional, com o fim de promover o saber em suas diversas áreas do conhecimento. Trata-se de incrementar a articulação entre diversos campos científicos, dando subsídios a projetos e reflexões de caráter nacional e internacional, capazes de fomentar políticas públicas, enfatizando os pilares da UFC
baseados na pesquisa, no ensino e na extensão.


Hoje os atores do desenvolvimento percebem que a questão da desigualdade social e econômica pode e deve ser reintroduzida com base em outros marcos analíticos que considerem a complexidade e a diversidade cultural e ambiental inseparável das questões postas pelo mundo globalizado. Repensar as demandas de reflexão hoje postas na esfera pública implica incorporar os temas da sustentabilidade, cultura, saúde, tecnologia e meio ambiente como tarefas fundamentais a serem enfrentadas pelo saber científico e acadêmico. O CEA é criado com plena potencialidade de dialogar com outros centros da mesma natureza, considerando que a colaboração acadêmica interinstitucional faz parte das metas de interesse da universidade.


Metas que estão a amparar-se no amplo legado acadêmico da UFC, que alcança as mais diversas áreas do conhecimento, tendo em vista reforçar o papel de liderança da instituição no diálogo científico interinstitucional. O Colégio apoiará dimensões interdisciplinares de construção reflexiva que visam à promoção do saber e do conhecimento e, sobretudo, da sua efetivação em projetos e programas estruturantes, articulados a redes mundiais de pesquisa. Os Painéis Interdisciplinares constituem abertura de um caminho que esperamos pleno de potencialidades.

O que você achou desse conteúdo?