Logo O POVO+
Selene Nogueira Caracas:"Cooperativismo: defenda esta ideia!"
Opinião

Selene Nogueira Caracas:"Cooperativismo: defenda esta ideia!"

O movimento cooperativista e a sua estrutura operacional estão nos cinco continentes, congregam em torno de um bilhão de pessoas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
É indiscutível a importância do cooperativismo mundial, particularmente para o Brasil diante sua dimensão continental.

 

O ex-secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, afirmou: “As cooperativas desempenham um papel importante em muitas sociedades. Acreditamos que elas possam dar contribuição significativas para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em termos de geração de emprego, erradicação da pobreza, redução da fome e da desigualdade. É preciso que os governos criem um ambiente propício para que as cooperativas prosperem e cresçam”. Assim como Ban Ki-Moon, nós temos esta exata dimensão.


Nascido em 1844, na Inglaterra, o cooperativismo sempre esteve vinculado a sete princípios básicos, sendo eles: adesão voluntária e livre; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; interesse pela comunidade.


O movimento cooperativista e, por consequente, a sua estrutura operacional encontram-se presentes nos cinco continentes, congregam algo em torno de um bilhão de pessoas, estando presentes em mais de 100 países e gerando mais de 250 milhões de empregos.


No Brasil, estão registradas 6.655 cooperativas, 10 milhões de associados, congregando, dentro da atividade econômica, 13 ramos do cooperativismo, sendo eles: Agropecuário; Crédito; Consumo; Educacional; Especial, Habitacional, Infraestrutura; Mineral; Produção; Saúde; Trabalho; Transporte; Turismo e Lazer.


Papel de grande relevância, sem embargo de qualquer outro, é o de crédito, que, em virtude do cenário financeiro nacional (redução de crédito e elevadas taxas de juros), tem desempenhado para o movimento cooperativista ampliação substancial no financiamento dos cooperativados. Importante ressaltar que, não obstante a crise, o cooperativismo cresceu dados os trabalhos nelas organizados.


Outrossim, faz-se necessário lembrar que tamanha pungência do movimento cooperativista, além do esforço dos empregados cooperativados, ressalte-se a importância da criação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), constituída em 2 de dezembro de 1979. A Organização tem por objetivo o fomento, a mobilização, a divulgação e a defesa do cooperativismo brasileiro, tendo como lema “Cooperativismo como solução para o mundo mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos”.


Constituindo-se em uma filosofia de vida, ou seja, o intuito é a cooperação sempre com o objetivo de otimizar uma atividade quase sempre de natureza econômica.


Tornar-se um cooperado é fazer parte de um grupo empreendedor e solidário, participativo e transformador. Cooperativismo: defenda essa ideia!


Selene Nogueira Caracas

selenecaracas@hotmail.com

Conselheira fiscal do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Ceará (Sescoop/CE)

 

O que você achou desse conteúdo?