Logo O POVO+
Obras que darão muito o que falar
Opinião

Obras que darão muito o que falar

É, enfim, criar um movimento-força de baixo para cima, das periferias para o centro do poder, como nunca antes ocorreu no Estado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Está em curso, no âmbito do Governo do Ceará, dois sistemas de comunicação pública, que poderão facilitar e ampliar os fluxos de informação, de expressão e o diálogo entre a sociedade e o Estado; em outras palavras, entre o cidadão e o governo, entre o eleitor e o eleito.

 

A Secretaria do Planejamento e Gestão contratou uma consultoria com experiência em projetos de desenvolvimento humano e empoderamento de base territorial, para elaborar um sistema de participação nas ações de planejamento do Estado. É o projeto Participação Cidadã.


A ideia é estimular que a sociedade se organize mais e melhor, de forma a se apropriar, como legítima interessada, do planejamento, da execução e da avaliação das políticas públicas, nas mais diversas áreas de atuação do Governo.


É promover a problematização das questões de interesse coletivo, a discussão sobre as possíveis soluções e a construção dos consensos, que, em seguida, baterão à porta da Secretaria do Planejamento e Gestão, depois do Palácio da Abolição.


É, enfim, criar um movimento-força de baixo para cima, das periferias para o centro do poder, como nunca antes ocorreu no Estado.


A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado também contratou uma consultoria, esta de tecnologia da informação, especializada no desenvolvimento de sistemas de empoderamento para o crescimento sustentável. O serviço é a criação do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão.


A ideia é alargar, por meio de diferentes plataformas, o direito à informação sobre os dados públicos, a liberdade de expressão cidadã e, sobretudo, os espaços de diálogo com o Governo.


É ampliar, com mais acessibilidade e facilidade de uso, os lugares de fala e de escuta, o número dos que falam, os temas de que se falam.


É dar mais voz aos que têm menos vez e, assim, gerar um ativo de governança indispensável aos gestores públicos interessados em melhorar a Polícia, o Hospital, a Escola, o atendimento no balcão da repartição pública…


Os projetos, financiados pelo Banco Mundial, são investimentos históricos e que podem ser para sempre, como as redes de saneamento ou de eletrificação. Dois dutos para a cidadania e a democracia, num território onde a participação e o diálogo têm práticas ainda tímidas, dentro e fora dos governos, onde a política nos pertence mais de direito do que de fato.


São duas obras praticamente invisíveis que, literalmente, darão muito o que falar.

 

Alberto Perdigão

aperdigao13@gmail.com
Jornalista, mestre em Políticas Públicas e Sociedade, professor da Universidade de Fortaleza (Unifor)

 

O que você achou desse conteúdo?