Logo O POVO+
João Nicédio Alves Nogueira: "Um cooperativismo ainda mais unido e participativo"
Opinião

João Nicédio Alves Nogueira: "Um cooperativismo ainda mais unido e participativo"

Comemoramos o mesmo propósito: o cooperado. Esse é o grande motivador para que a empresa cooperativa dê certo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
E notório o fato de que o cooperativismo no Brasil tem se mostrado mais forte e coerente em meio a um momento econômico difícil que o nosso País ultrapassa. Cooperativas em toda a nação têm mostrado que o princípio básico de união de pessoas, que permeia a cultura da cooperação, nunca foi tão primordial. Diretores, cooperados e empregados estão cada vez mais fortes. O cooperativismo no Brasil é a prova de uma alternativa econômica viável em unir ideias e propostas coletivas de crescimento.

 

No Ceará, todo o apoio e suporte que as cooperativas recebem são, muitas vezes, oriundos da OCB/CE, que é a Unidade Representativa do cooperativismo no Estado. Este ano temos a honra de completar 45 anos de muita luta e garra para que a cultura da cooperação seja cada vez mais firme entre os cearenses. Nossos números mostram o resultado: hoje são mais de 132 cooperativas, sendo 52.129 cooperados. Atualmente, o cooperativismo emprega mais de 4.762 funcionários. A sexta empresa que mais fatura no Ceará é uma cooperativa. Como ter número assim nos dias atuais? O segredo está na união e transparência.


Nestes 45 anos comemoramos sempre o mesmo propósito: o cooperado. Esse é o grande motivador para que a empresa cooperativa dê certo. O quadro social (os cooperados) de uma cooperativa é o grande tesouro que essa empresa pode ter. Veja só: muitas vezes constituir uma empresa mercantil requer um pouco de burocracia, o rumo estratégico tende a ser pouco mais difícil. A diferença para a empresa cooperativa é que todos os cooperados são os donos do negócio, e esses é quem vão decidir, pela maioria, como a cooperativa vai se comportar no mercado. É tudo feito da maneira mais transparente possível. Não há perdedores.


Temos muito orgulho do nosso crescimento. Somos um grupo de pessoas que almeja crescer? Sim! Mas o crescimento só é satisfatório quando todos saem ganhando. Nossa cultura é o chamado ganha-ganha. O negócio cooperativo deve ser satisfatório a todos. É assim que pensamos num cooperativismo mais unido e participativo. Um cooperativismo que se preocupa verdadeiramente em se tornar, até 2025, uma referência econômica e social para um Brasil que será ainda melhor, cheio de oportunidades e comprometido com uma sociedade mais justa.


João Nicédio Alves Nogueira

nicedio.nogueira@ocbce.coop.br

Presidente do Sistema OPCB/Sescoop-CE

O que você achou desse conteúdo?