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W. Gabriel: "Sindicatos e empresas tradicionais fazem o sucesso dos apps inovadores"
Opinião

W. Gabriel: "Sindicatos e empresas tradicionais fazem o sucesso dos apps inovadores"

Tais apps não são perfeitos, muito menos hoje há unanimidade entre seus usuários
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Aplicativos polêmicos como Uber e AirBnb continuam grandes muito devido à estagnação dos mercados em que atuam. Tais apps não são perfeitos, muito menos hoje há unanimidade entre seus usuários. Mas a fraca concorrência dos mercados tradicionais, imobilizada e insuficientemente criativa, gera a força cada vez maior dessas empresas revolucionárias de tecnologia.

 

Não é de hoje que as reclamações contra o Uber aparecem. Os valores das corridas já não são mais tão baixos como antes; os motoristas, aos poucos, estão mais insatisfeitos; até os carros hoje recebem críticas. Aparentemente é o começo do cenário ideal para a retomada do mercado de táxis comuns. Isso se os táxis soubessem aproveitar.


Se há hoje alguns que reclamam do Uber, há uma multidão que rejeita os aplicativos dos sindicatos de taxistas pelo País. Pesados, com problemas de travamento e, pior ainda, com diversos taxistas ainda sem sabê-los usar conforme as regras. Diante da concorrência confusa e desalinhada das regras básicas de precificação e atendimento, as pessoas passam a confiar ainda mais no Uber e se acostumam com ele, apesar dos percalços. Cenário ótimo para apps como 99Taxi e EasyTaxi, que definem e sustentam suas regras tal qual o modelo de administração do Uber - algo que os sindicatos tradicionais de táxi ainda não compreenderam. Faltam treinamento, investimento correto e concentrado e humildade para aceitar a necessidade de evoluir.


O mesmo ocorre com o AirBnb, aplicativo de locação de imóveis diretamente com os proprietários. Sua dinâmica de precificação, autonomia e divulgação online parece extrapolar o raciocínio tradicional do mercado hoteleiro. Apesar das reclamações contra o app, a imobilidade dos seus concorrentes tradicionais no mundo online e a inflexibilidade para diversos outros fatores só reforçam o costume da população a favor do AirBnb. Bom também para outros serviços como o Booking, que se valem do costume online das pessoas para ganhar ainda mais público, enquanto os hotéis com modelo inóspito apenas reclamam.


Os mercados tradicionais precisam entender que serviços revolucionários sempre aparecerão. A diferença está em como se posicionar também de forma inovadora diante desse cenário. Para isso, é necessário que os mercados tradicionais percam a cegueira das vaidades e busquem ajuda, contratem consultorias de inovação e marketing, realizem investimentos massivos em inovação e outros modelos de negócio e busquem a todo custo avançar. Isso se não quiserem obviamente desaparecer, inclusive em poucos anos. Afinal, o crescimento do concorrente nesse mercado inovador é feito muito em cima da imobilidade, sisudez e incompetência das próprias empresas que hoje só reclamam.

 

W. Gabriel

wgabriel@wgabriel.net

Mestre em marketing, professor e consultor de marketing em mídias digitais

 

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