Logo O POVO+
W. Gabriel: "E se roubarem seu celular no Carnaval, o que você perde?"
Opinião

W. Gabriel: "E se roubarem seu celular no Carnaval, o que você perde?"

Não leve consigo todo o seu acervo de fotos e vídeos, principalmente se houver conteúdo íntimo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Muita gente daria tudo para não perder o celular. Não somente pelo preço do aparelho, mas principalmente pelo que existe dentro dele. São centenas de fotografias, vídeos, contatos e histórico de conversas. Mas o dano principal são os dados sensíveis que nós mesmos produzimos e deixamos ali vulneráveis.

Muitos de nós têm aplicativos de bancos, até com agência e conta preenchidos. Pior ainda é quando anotamos as senhas no próprio aparelho ou levamos na carteira. Há até quem arquive fotos e vídeos íntimos. Tanto risco faz atualmente do celular uma verdadeira bomba-relógio.


Se falarmos de redes sociais, é comum vermos pessoas com os apps de Facebook e WhatsApp sem qualquer exigência de senha, abrindo de forma automática. O próprio WhatsApp recentemente lançou seu bloqueio por senha, para maior proteção dos usuários. Isso ocorre devido ao grande número de pessoas que salva ali conteúdo bastante confidencial.


Muitos confiam que a senha para acessar o aparelho é suficiente. Contudo, cada vez mais se multiplicam os casos de furtos de senha apenas bisbilhotando discretamente ou até filmando de forma escondida. No Carnaval, a vulnerabilidade aumenta diante do volume de pessoas, da grande animação da multidão e até do uso excessivo de álcool. Por isso, deveríamos redobrar a segurança.


Para não perder muito mais do que somente o aparelho em caso de roubo de celular, boas práticas são bem-vindas. Em vez de uma senha de fácil acesso ao aparelho, dificulte as combinações. Desative também as senhas automáticas dos principais aplicativos quando não os estiver usando. Não leve consigo todo o seu acervo de fotos e vídeos, principalmente se houver conteúdo íntimo. Um backup para um HD antes de sair de casa pode resolver a situação. Também é recomendado usar serviço de nuvens, como iCloud para iPhone ou cópia de segurança do Google para Android. Isso pode garantir que seus principais dados de contato e arquivos sejam recuperados em caso de desaparecimento do aparelho. E tenha aplicativos de localização ativados e sempre online, como o Find My iPhone ou o Gerenciador de dispositivos Android. Eu mesmo já perdi meu aparelho e incrivelmente consegui encontrá-lo graças a tal serviço.


É importante, por fim, que se faça essa reflexão de segurança e privacidade independente do Carnaval. Se somos nós que produzimos nossa vulnerabilidade digital, também podemos ser aqueles que promoverão nossa maior segurança. Que tenhamos um excelente Carnaval, em paz também no mundo digital.

 


W. Gabriel

wgabriel@wgabriel.net 
Mestre em marketing, professor e consultor de marketing em
mídias digitais

 

O que você achou desse conteúdo?